A Sarcopenia é uma síndrome caracterizada pela perda de massa muscular, a qual está diretamente associada ao processo de envelhecimento. Entretanto, o problema não contempla apenas a redução de massa muscular, mas também a perda da força muscular e do desempenho físico. E quando a sarcopenia acomete quem já apresenta excesso de gordura no corpo pode surgir um quadro conhecido como obesidade sarcopênica.
Entenda essa condição, suas causas e tratamento a seguir:
Nutrólogo Maringá: Como se manifesta a obesidade sarcopênica? - Acompanhamento pré-cirúrgico com nutrólogo Maringá
A sarcopenia é uma manifestação que leva a perda de massa e força muscular, a qual ocorre naturalmente, devido ao processo de envelhecimento natural. Alguns mecanismos podem explicar a relação da obesidade com a sarcopenia, como causa uma da outra, consequência uma da outra ou como doenças concorrentes.
A obesidade é uma doença crônica que possui elevada prevalência em todo o mundo e que está comumente associada a outras doenças, como as cardiovasculares, respiratórias, osteomusculares, psiquiátricas e também a diversos tipos de câncer. Em pessoas com idade avançada, devido a alterações nos níveis dos hormônios sexuais (testosterona no homem e estrogênio na mulher), que atuam na distribuição de massa gorda e na regeneração muscular, há uma maior perda de massa muscular e o aumento de massa gorda, especialmente na região abdominal, favorecendo assim o desenvolvimento da obesidade e acelerando a sarcopenia.
Nutrólogo Maringá: Como é realizado o diagnóstico da obesidade sarcopênica? - Acompanhamento pré-cirúrgico com nutrólogo Maringá
O diagnóstico da obesidade sarcopênica é realizado através de exames que possam estimar a composição corporal do paciente, como é o caso da Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada e da bioimpedância elétrica. Porém, na maioria dos casos é preciso realizar mais de um exame para diagnosticar com precisão a obesidade sarcopênica. Além disso, é de suma importância que o problema seja detectado o quanto antes, a fim de prevenir suas consequências para os pacientes.
Em uma revisão de 12 estudos conduzida pela Universidade Tufts, nos Estados Unidos, concluiu-se que a obesidade sarcopênica está diretamente ligada a doenças crônicas, como o diabetes e a pressão alta. Essa condição provoca maior ocorrência de distúrbios metabólicos e aumento do risco de mortalidade quando comparada isoladamente à obesidade ou à sarcopenia.
Nutrólogo Maringá: Como a obesidade sarcopênica é tratada? - Acompanhamento pré-cirúrgico com nutrólogo Maringá
O tratamento da obesidade sarcopênica envolve a adequada distribuição de macronutrientes, o que pode exigir a suplementação de proteína, cálcio e vitamina D, por exemplo. Além disso, a adoção de hábitos alimentares saudáveis associados com os exercícios físicos é outra medida importante, pois ajudam a reduzir a massa de gordura e promover o aumento de massa muscular, melhorando a qualidade de vida do paciente, reduzindo os riscos associados à obesidade sarcopênica.
Se você deseja entender mais sobre a obesidade sarcopênica, além de passar por uma avaliação minuciosa com uma especialista em nutrologia, entre em contato e agende sua avaliação para que possamos analisar o seu caso.