A cervicalgia é uma dor que pode surgir entreba primeira vértebra cervical e a sétima e é originada por inúmeras causasr e pode ocorrer após efetuar movimentos bruscos, permanecer por muito tempo parado na mesma posição, erro postural ou sobrecarga nas regiões afetadas. E embora a dor se manifeste principalmente na região cervical, ela também pode irradiar para a região do ombro e, nos casos de maior gravidade, para os membros superiores.
O pescoço é responsável por controlar os movimentos da cabeça em relação ao corpo, a cervicalgia pode gerar consequências graves, resultando em dificuldade para a execução de atividades cotidianas e levando até mesmo uma maior predisposição para lesões.
Entenda mais sobre as causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da cervicalgia a seguir.
Especialista em dor Maringá: Quais são os principais fatores que levam ao desenvolvimento da cervicalgia? - Cervicalgia Maringá
Nossa coluna cervical é responsável por proteger a medula espinhal e oferecer sustentação ao crânio. Sua estrutura é formada por ligamentos, músculos, vértebras, discos intervertebrais e as estruturas neurológicas, que quando sobrecarregadas, podem levar ao desenvolvimento da cervicalgia.
A dor cervical é mais comum em indivíduos a partir dos 45 anos e pode ser causada por má postura, dormir em uma posição errada, estresse, contração muscular do pescoço ao levantar muito peso, má postura no trabalho – especialmente aqueles que trabalham em frente ao computador por longos períodos, inflamação, uso prolongado de celular, inflamações e infecções. Além destes fatores, doenças como hérnia de disco e a osteoartrite cervical podem contribuir para o desenvolvimento da cervicalgia.
Especialista em dor Maringá: Quais são os sintomas provocados pela cervicalgia? - Cervicalgia Maringá
O principal sintoma da cervicalgia é a dor na região do pescoço, ombro e cabeça, além da mobilidade do pescoço ser alterada e sensações de dores na musculatura do pescoço, ombros e membros superiores.
Quando não tratado, o quadro de dor pode evoluir, levando ao surgimento de outros sintomas, como tontura, dor de cabeça, problemas para engolir, zumbido nos ouvidos e inclusive perda de equilíbrio. Ademais, a dor na região da cervical também pode irradiar para outras partes do corpo, como para os membros superiores, o que pode causar fraqueza, dormência e formigamento.
Na maioria dos casos, as dores cervicais melhoram depois de uma ou duas semanas, mas é importante que o paciente busque a ajuda de um especialista em dor para analisar as causas do problema.
Especialista em dor Maringá: Como é realizado o diagnóstico da cervicalgia? - Cervicalgia Maringá
O diagnóstico da cervicalgia é feito de forma clínica, com base em um bom exame físico do paciente, no qual podemos realizar algumas manobras, a fim de testar a função do pescoço e dos nervos. Caso seja necessário, podemos solicitar alguns exames complementares, como exames de radiografia e ressonância magnética, a fim de estabelecer um diagnóstico mais específico.
Especialista em dor Maringá: Como é realizado o tratamento da cervicalgia? - Cervicalgia Maringá
A princípio, o tratamento da cervicalgia ocorre através da desativação dos pontos de gatilho, através da injeção de anestésicos. O tratamento deve ser realizado através de programas de reabilitação multimodais, que incluem exercício físico, mobilização, manipulação, intervenções psicológicas e fortalecimento muscular da região afetada.
Outra opção de tratamento que se destaca é o uso de bloqueios percutâneos guiados por imagem, um dos principais diferenciais que utilizamos na Clinidor — uma das primeiras clínicas médica especializada no atendimento de pacientes com os mais diversos casos de dor —, o qual apresenta um índice de melhora significativo, já que, de forma resumida, interrompem os impulsos sensitivos que levam a informação de dor ao sistema nervoso central.
Contudo, a melhor forma de tratamento será indicada de forma individualizada. Portanto, ao sentir dor persistente na coluna cervical, busque ajuda de um especialista em dor para que uma avaliação médica seja realizada. Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e acompanhe o nosso trabalho no Instagram, através do @clinidor.oficial.
REFERÊNCIAS: