A mastopexia em L é uma técnica cirúrgica indicada para mulheres que desejam corrigir o excesso de flacidez e a ptose mamária. Na técnica, removemos o excesso de pele e tecido mamário da região inferior das mamas, reposicionando as aréolas e os mamilos em uma posição mais elevada, proporcional ao restante das mamas.
A cirurgia pode ser realizada em conjunto com a colocação de implantes de silicone, proporcionando mais volume e projeção às mamas. Além disso, umas das principais vantagens da mastopexia em L, quando comparada a outros procedimentos mamários, é a redução da extensão da cicatriz.
Entenda mais sobre o procedimento a seguir:
Na mastopexia em L, como o próprio nome sugere, a incisão é feita no formato de um L invertido, na região inferior das mamas, tornando-se assim discreta do que em outras técnicas. Assim a paciente pode usar biquínis com tranquilidade, sem nenhuma preocupação com as marcas do procedimento.
A primeira etapa do procedimento consiste na avaliação clínica da paciente, que deve ser submetida a uma série de exames que possibilitem averiguar o seu estado de saúde. Após a avaliação clínica, a paciente deverá seguir as orientações pré-operatórias cedidas pelo cirurgião plástico e aguardar o dia da cirurgia.
No procedimento, será realizado o ajuste da sobra de pele das mamas, seguido da colocação da prótese, abaixo ou acima do músculo peitoral. Na sequência, será realizado o sutiã interno, o reposicionamento das aréolas e por fim, a sutura das incisões e a aplicação dos curativos.
Como o próprio nome indica, o procedimento tem o objetivo de trazer aos seios o suporte que o sutiã externo dá, mas de forma interna como uma técnica de reforço à sustentação do sulco mamário e pode ser realizada em associação a mastopexia.
Associar o sutiã interno ao implante mamário proporciona maior estabilidade à prótese, reduzindo a queda das mamas por nivelar a altura dos seios com o implante. Além disso, o sutiã interno aproxima os seios da parte central do peito evitando um volume dos seios incômodo nas axilas e contornando as laterais.
O cirurgião plástico pode realizar a mastopexia com a cicatriz em formato de L, o que confere a paciente, além de uma melhora estética na cicatriz, uma maior qualidade de vida, pois a cicatriz horizontal fica localizada apenas na região lateral da mama, ou seja, não se torna visível caso a paciente deseje utilizar uma roupa mais decotada ou um biquíni, por exemplo.
De maneira geral, o pós-operatório da mastopexia com prótese costuma ser indolor e para alcançar um resultado final de acordo com o esperado, a paciente deverá seguir todas as recomendações fornecidas pelo cirurgião.
O sutiã cirúrgico deverá ser utilizado por até dois meses após o procedimento, período em que a paciente deve evitar realizar grandes esforços ou movimentos exagerados de elevação dos braços. Por fim, a paciente poderá retornar ao trabalho depois de 15 dias. O retorno às atividades esportivas de impacto, como correr ou lutar, ocorre após 3 meses. Já a volta aos exercícios iniciais de musculação se dá com 30 dias.
A paciente voltará a dormir de lado com 4 meses e de bruços com 6 meses, a fim de deixar a cápsula se formar e manter intacta a posição do implante de silicone colocada pelo cirurgião plástico.
O resultado final da mastopexia com prótese poderá ser conferido após cerca de seis meses.
Você tem interesse em realizar a mastopexia em L? Agende sua consulta para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o procedimento.