A artroplastia cervical é um procedimento cirúrgico, o qual consiste na substituição de um disco intervertebral danificado ou degenerado por um disco artificial. A cirurgia é realizada na coluna cervical, próximo a região do pescoço, com o objetivo de tratar diversas patologias, como a braquialgia do braço, a radiculopatia cervical, hérnia de disco, entre outras, evitando que a coluna fique em desnível.
Por meio da artroplastia cervical é possível preservar o movimento do pescoço e evitar a degeneração de outras regiões da coluna, que sofrem com as consequências do desgaste. Entenda mais sobre a artroplastia cervical a seguir.
Neurocirurgião Umuarama: O que é um disco cervical artificial? - Artroplastia cervical Umuarama
O disco cervical artificial é um dispositivo inserido entre as vértebras no pescoço, para substituir o disco danificado e preservar o movimento no espaço do disco. Trata-se de uma alternativa a outros procedimentos, como é o caso da discectomia, da fusão cervical anterior e da artrodese cervical.
As principais vantagens artroplastia cervical e da colocação do disco cervical artificial em comparação aos procedimentos citados são:
- Manutenção do movimento normal do pescoço;
- Redução do risco de doença do disco degenerativo cervical nos segmentos adjacentes da coluna cervical;
- Permite realizar o movimento precoce do pescoço já no pós-operatório.
Neurocirurgião Umuarama: Como é realizada a artroplastia cervical? - Artroplastia cervical Umuarama
A artroplastia cervical é normalmente indicada para pacientes com hérnia de disco cervical, radiculopatia cervical, braquialgia do braço, entre outras doenças degenerativas que causam dor no pescoço e/ou no braço, e que não responderam bem a outras opções de tratamento, não cirúrgicos.
No procedimento, ocorre a substituição do disco cervical danificado por um implante artificial, o que gera a descompressão dos nervos espinhais e ajuda a preservar os movimentos. O disco artificial cervical permite a flexão, extensão e rotação do pescoço, região que normalmente é acometida pelas condições citadas anteriormente.
Neurocirurgião Umuarama: Como é a recuperação da cirurgia? - Artroplastia cervical Umuarama
O pós-operatório da artroplastia cervical é, de modo geral, bem tolerado pela maioria dos pacientes, que podem voltar a andar já no mesmo dia do procedimento, recebendo alta hospitalar até 48 horas após a intervenção. Após a artroplastia cervical, o paciente sente o alívio dos sintomas de desgaste discal já nas 24h seguintes à cirurgia, mas deve seguir uma série de recomendações do neurocirurgião durante as primeiras semanas que sucedem a intervenção.
Caso você esteja sofrendo com alguma das patologias citadas ao longo deste texto e deseja entender se a artroplastia cervical é o procedimento mais indicado para o seu tratamento, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu quadro.