A endodontia é o ramo da odontologia que se destina ao tratamento de doenças e lesões que afetam a polpa e a raiz do dente, sendo o tratamento de canal um dos principais dessa especialidade, o qual visa manter a saúde e a vitalidade da arcada dentária, evitando problemas mais sérios, como a extração do dente.
Entenda mais sobre essa endodontia e o tratamento de canal a seguir:
Cirurgião dentista Maringá: Qual é a relação entre endodontia e o tratamento de cáries? - Tratamento de canal Maringá
A endodontia está diretamente relacionada ao tratamento das cáries, áreas permanentemente danificadas nos dentes e que com o tempo, se tornam pequenos buracos, pelo qual substâncias podem invadir o interior do dente. Nesses casos, a falta de tratamento da cárie pode levar a uma série de prejuízos, incluindo a perda do dente, que só poderá ser resolvida por meio de um implante dentário.
Para não chegar a essa situação, o paciente com cáries deve procurar um cirurgião dentista especializado em endodontia e tratamento de canal, o qual poderá remover a polpa dentária contaminada e reconstruir a coroa dentária, a parte superior dos dentes.
Cirurgião dentista Maringá: Todo paciente com cáries deve realizar o tratamento de canal? - Tratamento de canal Maringá
Sendo a dor de dente um dos principais sintomas de cáries em estágio avançado, o tratamento de canal pode ser considerado uma emergência odontológica para pacientes que se encontram nessa situação, fazendo com que o tratamento de canal seja imprescindível.
Dessa forma, o tratamento de canal é indicado para casos de traumas ou cáries em estado avançado. Além disso, alguns sintomas também podem indicar a necessidade do procedimento, como por exemplo:
- Inchaço na gengiva, próxima ao dente afetado;
- Dores constantes no dente;
- Ultra sensibilidade.
Vale ressaltar que muitos pacientes que necessitam realizar o tratamento de canal não apresentam sintomas e não conseguem identificar por conta própria que estão com cárie. Logo, é muito importante que todas as pessoas passem por um acompanhamento dentário periódico com o seu dentista, a fim de avaliar os dentes e realizar exames preventivos, evitando o surgimento ou o avanço das cáries.
Cirurgião dentista Maringá: Como é realizado o tratamento de canal? - Tratamento de canal Maringá
O tratamento de canal é realizado pelo endodontista com o paciente sob o efeito de anestesia local e sua execução é dividida em 4 etapas. A primeira etapa do tratamento consiste na remoção do tecido infectado ou inflamado e depois de remover por completo toda a inflamação, o especialista instrumenta o canal, preparando-o para receber o material da restauração.
Após a remoção completa da inflamação e da higienização do local, o endodontista realiza a obturação dos canais com o material permanente, uma resina vegetal bastante utilizada na odontologia e biocompatível com tecidos vivos, apresentando assim uma boa aderência aos radiculares durante a obturação.
Na terceira etapa, o especialista reconstrói o dente, utilizando um material de preenchimento temporário, com o propósito de vedar a abertura. Por fim, concluídas todas as etapas anteriores, é dado acabamento à coroa, fixada com cimento específico sobre a superfície dentária.
Cirurgião dentista Maringá: O tratamento de canal dói? - Tratamento de canal Maringá
De modo geral, o tratamento de canal é praticamente indolor e bem suportado pelos pacientes. Logo, se você vem apresentando algum dos sintomas característicos da cárie, que exigem o tratamento de canal, entre em contato e agende uma consulta para que possamos analisar o seu caso, acabando de vez com o problema.