A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é um problema caracterizado por paradas respiratórias durante o sono, prejudicando a ventilação pulmonar e a oxigenação, e que pode afetar pequenos de todas as idades, embora seja mais prevalente entre crianças de 3 a 5 anos.
Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia indicam que cerca de 10% das crianças roncam, mas somente entre 1% e 3% delas têm apneia do sono, sendo muito importante que pais e responsáveis saibam reconhecer os sinais emitidos pelas crianças durante o sono, buscando a ajuda de um especialista assim que identificá-los.
Entenda mais sobre a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, suas causas, sintomas e principais formas de tratamento a seguir.
Pneumologista Maringá: Quais são os sintomas característicos da apneia do sono? - Apneia do sono na infância Maringá
O principal sintoma da apneia do sono e que pode ser observado pelos pais é a ocorrência de pausas na respiração durante à noite. Além disso, a criança com esta síndrome costuma apresentar roncos altos, interrompidos por paradas respiratórias, ruídos de sufocamento ou respiração barulhenta e que pioram quando a criança está deitada de costas, dificuldade de respirar pelo nariz, acordar frequentemente durante a noite, fazer xixi na cama.
No entanto, alguns sintomas da SAOS também podem ser observados durante o dia, como por exemplo:
- Problemas de atenção ou mau desempenho escolar;
- Hiperatividade;
- Alterações de personalidade, mudanças de humor ou irritabilidade;
- Sonolência em horários não usuais;
- Fadiga ou cansaço extremo;
- Dor de cabeça, principalmente pela manhã;
- Voz anasalada.
Ao observar que o seu filho vem acordando durante a noite com muita falta de ar e/ou os batimentos acelerados, é extremamente importante buscar a ajuda de um pneumologista pediátrico, profissional que poderá avaliar a oxigenação do organismo e investigar as possíveis causas do ronco e dos demais sintomas.
Pneumologista Maringá: Quais são as principais causas da apneia do sono? - Apneia do sono na infância Maringá
Em crianças, as hipertrofias das amígdalas e/ou da adenoide estão entre as principais causas da SAOS. Contudo, obesidade, síndromes genéticas, anormalidades da face ou da garganta, problemas no controle da respiração e histórico familiar também podem levar ao desenvolvimento da síndrome.
Pneumologista Maringá: Quais são as principais consequências da apneia do sono não tratada? - Apneia do sono na infância Maringá
Crianças com SAOS, por não terem um sono reparador, podem apresentar déficit de crescimento, prejuízos no rendimento escolar, dificuldade de concentração e aprendizado, hiperatividade e irritabilidade durante o dia. Além disso, algumas crianças podem ter seu crescimento acometido, ou o agravamento de outras condições de saúde, aumento da pressão arterial (hipertensão) e do risco de doenças cardíacas.
Pneumologista Maringá: Causas e tratamentos - Apneia do sono na infância Maringá
O tratamento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono varia de acordo com a causa do problema, pois cada fator causal demanda um determinado tratamento. Caso a principal causa de SAOS seja o aumento das amígdalas e/ou da adenóide, por exemplo, a intervenção cirúrgica é o tratamento mais prevalente.
Contudo, em outras situações, o tratamento pode requerer complementação multiprofissional. Por isso, caso você observe algum dos sintomas característicos da apneia do sono no seu filho, entre em contato e agende uma consulta para que possamos avaliá-lo, iniciando o tratamento mais adequado caso seja necessário.