Beber água apenas quando se está com sede não é suficiente e na verdade, esse comportamento pode aumentar o risco de desidratação, gerando consequências graves, como quedas, perda de memória, infecção urinária ou cansaço.
Contudo, muitas pessoas relatam que possuem dificuldades para consumir cerca de 2 litros de água por dia, quantidade indicada por nós, médicos, para alguns indivíduos, mas que pode variar de pessoa para pessoa. Mas, independente da ingestão diária indicada para você, separei algumas dicas para te ajudar a beber mais água no seu dia a dia. Confira a seguir:
- Sempre tenha à sua disposição uma garrafa de 1L, assim você não perderá o controle do seu consumo.
- Aumente o consumo de água gradualmente, até chegar ao seu objetivo diário.
- A sede pode ser sinal de desidratação, por isso, não espere sentir sede para consumir água.
- Pratique exercícios regularmente. Eles auxiliam na regulação da temperatura corporal.
- Fique atento na coloração da sua urina. O certo é que ela seja transparente e caso esteja amarelada, esse pode ser um sinal de desidratação.
Calcule a quantidade de água que você deve ingerir diariamente com base entre 25 a 35 ml por quilo corporal. Ou seja, uma pessoa que pesa 60 quilos, deve ingerir entre 1,5 a 2,1 litros de líquido por dia, preferencialmente água.
Por fim, fique atento aos sinais de desidratação, como boca seca, queda de pressão, tontura e urina escura ou com cheiro forte, por exemplo. Caso os identifique, entre em contato e agende uma consulta para analisarmos o seu caso, dando início ao tratamento mais adequado.