A asma é uma doença crônica das vias respiratórias que afeta os pulmões, causando a inflamação e o estreitamento das vias aéreas. Na infância, a asma é uma das doenças crônicas mais comuns e que pode persistir ao longo da vida, embora seus sintomas possam diminuir ou desaparecer em algumas pessoas à medida que envelhecem.
No entanto, para que essa remissão da asma aconteça é importante que pais e responsáveis possibilitem o tratamento precoce da doença para seus filhos. A seguir, entenda como identificar e tratar a asma infantil.
Pneumologista Maringá: Quais são os principais sintomas da asma na infância? - Asma Infantil Maringá
Os sintomas da asma na infância podem variar, especialmente porque em alguns casos, a asma se desenvolve acompanhada de outra doença respiratória. Mas os sinais mais comuns da asma na infância são:
- Chiado no peito ao respirar;
- Tosse, especialmente à noite ou de manhã cedo;
- Dificuldade em respirar, incluindo respiração rápida ou ofegante;
- Aperto no peito.
Pneumologista Maringá: Quais são as causas da asma na infância? - Asma Infantil Maringá
A asma é uma doença complexa, resultante da interação entre fatores genéticos e ambientais. Alguns fatores de risco para o desenvolvimento de asma na infância incluem:
- Histórico familiar de asma ou alergias;
- Exposição a alérgenos, como poeira, ácaros, pelos de animais ou pólen;
- Exposição à fumaça do tabaco;
- Infecções respiratórias frequentes em tenra idade;
- Prematuridade ou baixo peso ao nascer;
- Exposição a poluentes atmosféricos ou irritantes.
Pneumologista Maringá: Como é realizado o diagnóstico e tratamento da asma? - Asma Infantil Maringá
O diagnóstico da asma na infância é baseado em uma combinação de histórico clínico, sintomas e exames. O médico pneumologista pode realizar testes de função pulmonar, como a espirometria, para avaliar a capacidade pulmonar da criança.
Já no que tange ao tratamento da asma na infância, o objetivo do mesmo é controlar os sintomas da doença, prevenindo crises e melhorando a qualidade de vida da criança. Dessa forma, as medidas mais recomendadas para pais e responsáveis são:
- Uso de medicamentos broncodilatadores para aliviar os sintomas agudos;
- Medicamentos anti-inflamatórios, como corticosteróides inalados, para controlar a inflamação das vias aéreas;
- Identificação e evitação de gatilhos da asma, como alérgenos;
- Educação da família e da criança sobre o manejo da asma, incluindo o uso correto dos dispositivos inalatórios;
- Plano de ação para gerenciar crises agudas.
Pneumologista Maringá: Quais são as medidas de prevenção e cuidado da asma? - Asma Infantil Maringá
É importante que pais e responsáveis de crianças com asma estejam bem informados sobre a doença e saibam como administrar os medicamentos, seguindo o plano de tratamento recomendado pelo médico pneumologista. Com um manejo adequado, a maioria das crianças com asma pode levar uma vida ativa e saudável. Se você suspeita que uma criança tem asma, é fundamental procurar avaliação médica de um especialista em pneumologia para um diagnóstico preciso e orientações de tratamento. Além disso, a prevenção de crises pode ser feita ao:
- Evitar a exposição a alérgenos e irritantes, como fumaça de tabaco;
- Manter a vacinação em dia, especialmente contra infecções respiratórias;
- Manter uma higiene adequada das mãos para prevenir infecções;
- Monitorar a função pulmonar regularmente com o médico.
Pneumologista Maringá: Quais são as principais orientações para pais e responsáveis de crianças com sintomas de asma? - Asma Infantil Maringá
Se o seu filho apresenta algum dos sintomas da asma, é de extrema importância buscar a ajuda de um pneumologista pediátrico o quanto antes para realizar a investigação da sua causa. Logo, caso o seu filho apresente os sintomas citados ao longo do texto, entre em contato e agende uma consulta para que possamos fornecer as melhores orientações de cuidados, iniciando o tratamento mais adequado.