Atualmente, a chamada Bronquite Bacteriana Protraída (BBP) é uma das causas mais comuns de tosse úmida crônica na infância, acometendo com maior frequência crianças menores de 6 anos de idade.
A BBP é caracterizada como uma infecção de parte das vias aéreas, conhecida como brônquios, o que leva ao aumento da produção de muco e presença de tosse produtiva contínua.
Entenda mais sobre a Bronquite crônica na infância e como o seu tratamento deve ser realizado a seguir:
Pneumologista Maringá: O que causa a bronquite infantil crônica? - Bronquite crônica na infância Maringá
Uma das teorias mais conhecidas é que as doenças virais frequentes, comumente observadas em crianças pequenas, especialmente aquelas que já frequentam a escola, provocam lesões e inflamações nas vias aéreas, favorecendo o crescimento das bactérias que causam essa infecção.
Também se sabe que as crianças que têm traqueomalácia (um colapso da via aérea que faz com que, durante a expiração, a traqueia se torne mais estreita, dificultando a passagem do ar) correm maior risco de desenvolver a doença. A traqueomalácia faz com que as paredes da traqueia fiquem flácidas o que pode levar ao aprisionamento de muco nas vias aéreas.
Pneumologista Maringá: Quais são os sintomas da bronquite infantil? - Bronquite crônica na infância Maringá
A tosse na Bronquite Bacteriana Protraída é o principal sintoma dessa doença, ocorrendo em vários momentos do dia (e não somente à noite), caracterizada por apresentar um muco úmido.
Ela é causada por bactérias específicas e se apresenta de forma isolada, sem febre ou alteração do estado geral e apetite da criança.
Pneumologista Maringá: Como é realizado o diagnóstico da bronquite infantil? - Bronquite crônica na infância Maringá
Normalmente o diagnóstico baseia-se na avaliação clínica do paciente e na resposta a tratamento. Ele é feito a partir da investigação dos sintomas, observando se há:
1. Presença de tosse crônica úmida isolada, superior a 4 semanas,
2. Resolução da tosse com tratamento com antibiótico adequado,
3. Ausência de outros achados que possibilitem identificar outra causa para a tosse.
Uma radiografia de tórax pode ser solicitada para excluir outras causas, mas muitas das vezes, o exame não mostra nenhum sinal específico de BBP.
Pneumologista Maringá: Como é feito o tratamento? - Bronquite crônica na infância Maringá
Um curso de antibióticos para BBP é sugerido quando a tosse persiste e nenhuma outra causa é identificada. O objetivo da terapia é eliminar as bactérias, para que os sintomas não voltem.
Caso haja sinais e sintomas clínicos de infecção, a antibioticoterapia é indicada e deve ser realizada por um período mais prolongado, cerca de 4 a 6 semanas.
Pneumologista Maringá: Principais orientações para pais e responsáveis - Bronquite crônica na infância Maringá
Se seu filho apresenta algum dos sintomas de tosse secretiva crônica, é de extrema importância buscar a ajuda de um pneumologista pediátrico o quanto antes para realizar a investigação da sua causa. Entre em contato e agende uma consulta para que possamos avaliá-lo.