A histerectomia é um procedimento cirúrgico moderno, realizado para a remoção do útero. As técnicas de histerectomia tradicionais envolvem a abertura da parede abdominal para que haja o acesso ao órgão e posteriormente, sua retirada.
No entanto, a melhor via de acesso cirúrgico para a histerectomia é a vaginal, uma técnica antiga, que por muitos anos foi esquecida, mas que é considerada minimamente invasiva e a principal via de escolha para as histerectomias, pois diminui os riscos de sangramentos.
Entenda mais sobre a histerectomia vaginal a seguir:
Ginecologista Londrina: Quais são as vantagens da histerectomia por via vaginal? - Histerectomia vaginal Londrina
A histerectomia vaginal é um procedimento cirúrgico avançado, eficiente e moderno, realizado com o objetivo de retirar o útero pela vagina. Suas vantagens em relação a histerectomia convencional são:
- Cirurgia com menor risco de complicações;
- Menor tempo de execução;
- Rápida recuperação da paciente;
- Não deixa nenhuma cicatriz visível na parede do abdômen;
- Reduz o consumo de analgésicos no pós-operatório, pois as dores são mais amenas;
- O retorno às atividades do dia a dia ocorre de forma mais precoce.
A histerectomia vaginal é realizada em regime ambulatorial, sem necessidade de internação, mas para que a mesma seja indicada, é necessário que a paciente atenda critérios rigorosos de seleção.
Ginecologista Londrina: Quais são as principais indicações da histerectomia por via vaginal? - Histerectomia vaginal Londrina
A indicação da histerectomia vaginal deve levar em consideração diversos fatores, como a patologia que será tratada, a resposta terapêutica da paciente a tratamentos prévios, sua idade e os planos de uma gestação futura.
A histerectomia vaginal pode ser indicada em casos de:
- Miomas uterinos (principal indicação para histerectomia);
- Adenomiose;
- Sangramentos uterinos anormais e persistentes;
- Prolapso uterino (queda do útero).
De modo geral, antes de se submeter ao tratamento, o ginecologista irá solicitar exames de sangue e urina, a fim de investigar a presença de problemas como anemia e infecções, que devem ser tratados antes do procedimento.
Ginecologista Londrina: Como é feita histerectomia por via vaginal? - Histerectomia vaginal Londrina
A histerectomia vaginal é realizada em ambiente hospitalar, com a paciente sob raquianestesia e sedação. Após isso, uma incisão é feita pela vagina para que haja o acesso e a retirada do útero.
O abdômen, a vulva e a vagina permanecem intactos, sem cortes aparentes e, de modo geral, há um aumento da qualidade de vida, pois os sintomas que antes lhe causavam prejuízos são eliminados.
Além disso, como há nenhuma ou pouquíssima remoção do canal vaginal, é possível que a paciente tenha relações sexuais normalmente após liberação médica.
Ginecologista Londrina: Como é a recuperação da cirurgia de histerectomia? - Histerectomia vaginal Londrina
Na histerectomia vaginal, a paciente tem alta hospitalar no mesmo dia e durante o período pós-operatório, a mesma deve permanecer em repouso, evitando realizar grandes esforços até que ocorra todo o processo de cicatrização. O descanso pélvico, com a ausência de relações sexuais e o uso de tampões é recomendado por cerca de 3 a 4 semanas.
Se você apresenta alguma das indicações para histerectomia por via vaginal e deseja esclarecer todas as suas dúvidas sobre o procedimento, entre em contato e agende uma consulta para que possamos analisar o seu caso.