As cirurgias minimamente invasivas da coluna são o que há de mais moderno em relação às técnicas cirúrgicas de tratamento da coluna. Por meio delas, é possível tratar de forma menos agressiva e oferecer resultados mais satisfatórios aos diversos problemas que afetam a coluna vertebral, já que os possíveis efeitos colaterais de uma cirurgia convencional são minimizados.
Conheça as vantagens da cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral a seguir:
Neurologista Umuarama: Como é realizado o procedimento? - Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral Umuarama
O tratamento por meio da cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral, como o próprio nome indica, consiste em um procedimento minimamente agressivo aos tecidos do corpo, o qual é realizado através de uma pequena incisão, restrita apenas a região afetada, como forma a preservar as demais áreas e diminuindo, em grande proporção, o trauma cirúrgico, uma vez que preserva as funções das estruturas anatômicas.
Isso só é possível em razão do desenvolvimento tecnológico, que atualmente permite que todo o procedimento seja acompanhado por meio de microscópios ou pela técnica endoscópica da coluna. Ou seja, são utilizadas micro-câmeras que conferem ao neurocirurgião e toda a sua equipe visualização total da região a ser tratada.
Neurologista Umuarama: Problemas tratados com a cirurgia minimamente invasiva - Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral Umuarama
A maioria das doenças da coluna podem ser tratadas por meio de procedimentos minimamente invasivos. Mas, existem algumas mais frequentes entre a população e que, consequentemente, acabam sendo mais praticadas nesse método de tratamento, como por exemplo:
- Hérnias de discos;
- Doenças degenerativas do disco;
- Alguns casos de estenose lombar;
- Instabilidade da coluna vertebral, como nas espondilolisteses;
- Alguns tipos de fraturas;
- Ciatalgia;
- Bico de papagaio;
- Estenose lombar ou cervical;
- Entre outros.
Neurologista Umuarama: Riscos da cirurgia minimamente invasiva - Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral Umuarama
A cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral apresenta diversas vantagens em relação aos tratamentos tradicionais, como um tempo menor de recuperação, menor taxa de complicações, menor índice de dor ou lesões aos tecidos, entre diversas outras. Mas, por se tratar de um procedimento cirúrgico, ainda existem alguns efeitos possíveis riscos, como por exemplo
- Possível reação adversa ao anestésico;
- Problemas clínicos;
- Perda de sangue inesperada durante o procedimento;
- Infecções localizadas, não importa quão pequena seja a área da incisão;
- Déficits sensoriais, como parestesia, dor residual ou alteração de força muscular;
- Retorno dos sintomas como no caso de recidiva da hérnia de disco.
Por isso, é importante que seja feita a realização do pré-operatório de forma minuciosa, com um neurocirurgião experiente, o qual fornecerá ao paciente diversas orientações, que devem ser seguidas à risca para garantir o sucesso da cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral.
Neurologista Umuarama: Como realizar a cirurgia minimamente invasiva? - Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral Umuarama
Se você tem o diagnóstico ou está em busca de tratamento para alguma condição ou problema na coluna vertebral e deseja obter uma análise mais profunda do seu caso, agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso e estudar a possibilidade do tratamento pela cirurgia minimamente invasiva da coluna.