Dor no Cóccix

Dor no Cóccix
Dor no Cóccix

O cóccix representa uma das últimas peças ósseas da coluna vertebral, a qual é rodeada por músculos, ligamentos e terminações nervosas, estruturas que estão sujeitas a sofrerem inflamações por diferentes motivos.

 

Essa inflamação do cóccix é conhecida como coccidínia, uma condição que pode ser causada por traumas, atividades esportivas como ciclismo ou, principalmente, quando o indivíduo passa muito tempo sentado em superfícies rígidas, como no chão, em bancos de madeira ou de plástico, por exemplo.

 

Entenda mais sobre a coccidínia, seu diagnóstico e tratamento a seguir.

 

  • Especialista em dor Maringá: Quais são as principais causas da coccidínia? - Dor no Cóccix Maringá

O diagnóstico da coccidínia tem se tornado cada vez mais comum ao longo dos últimos anos, algo que se deve, principalmente, à adoção de hábitos pouco posturais saudáveis. Assim, a condição que era mais frequente em pacientes acima dos 40 anos, também passou a afetar indivíduos mais jovens.

 

As principais causas de dor no cóccix são:

 

. Fraturas decorrentes de quedas: quedas sobre o cóccix estão entre as principais causas de fraturas na região e caso a recuperação óssea não aconteça da maneira correta, o paciente pode desenvolver um quadro de dores crônicas.

 

. Pressão sobre o cóccix: cenários em que há uma sobrecarga contínua de pressão sobre o cóccix podem fazer com que as vértebras dessa estrutura desenvolvam uma inflamação crônica.

 

. Má postura: a má postura, durante diferentes atividades do dia a dia, como ao trabalhar durante horas sentado em frente ao computador ou assistindo televisão, pode aumentar a pressão sobre o cóccix e causar dores frequentes.

 

. Gravidez: durante os últimos meses de uma gestação, os ossos da coluna lombar e do cóccix ganham certa flexibilidade para facilitar o parto do bebê. No entanto, ao se tornarem mais flexíveis, esses mesmos ossos se movem com mais liberdade, o que pode causar dores a partir da realização de movimentos simples, como se sentar ou levantar.

 

Em todos os casos, a inflamação do cóccix provoca uma dor lancinante, que pode irradiar para a região sacro ou para as nádegas, dificultando tarefas básicas do dia a dia, com o indivíduo sentado, em pé ou deitado.

 

  • Especialista em dor Maringá: Como é feito o diagnóstico da coccidínia? - Dor no Cóccix Maringá

O diagnóstico da dor no cóccix é realizado de forma clínica, ao analisar o histórico médico completo do indivíduo, incluindo os sintomas da dor no cóccix, possíveis episódios de quedas e lesões, além dos fatores relacionados ao estilo de vida do paciente, que podem ter contribuído para o quadro de coccidínia. A simples palpação do cóccix, causa muita dor e confirma o diagnóstico.

 

Para confirmar o diagnóstico, o especialista pode solicitar um exame de ressonância magnética, o qual possibilita a identificação de edemas no cóccix. Já o tratamento pode ser conduzido de diferentes maneiras, sempre de acordo com as causas do problema e a necessidade de cada paciente.

 

  • Especialista em dor Maringá: Como é realizado o tratamento da coccidínia? - Dor no Cóccix Maringá

A principal forma de tratamento consiste em tratar a inflamação, com o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, extremamente importantes no controle da dor. Em casos crônicos, o paciente pode se beneficiar de infiltração local de medicamentos que desinflamam o cóccix, através de bloqueios guiados por ultrassom.

 

Na Clinidor — uma das primeiras clínicas médica especializada no atendimento de pacientes com os mais diversos casos de dor —, a intervenção por bloqueios percutâneos guiados por imagem é um dos nossos principais diferenciais terapêuticos, apresentando um índice de melhora significativo, já que, de forma resumida, interrompem os impulsos sensitivos que levam a informação de dor ao sistema nervoso central.

 

  • Especialista em dor Maringá: É possível prevenir a coccidínia? - Dor no Cóccix Maringá

A principal forma de prevenir casos de dor no cóccix é a mudança comportamental. Desse modo, é imprescindível que os pacientes se sentem de maneira adequada e que evitem permanecer longos períodos nesta posição. Além disso, a utilização de almofadas ortopédicas para retirar o excesso de pressão sobre o cóccix é uma importante opção terapêutica.

 

  • Especialista em dor Maringá: Ao apresentar algum dos sintomas citados acima, busque a ajuda de um especialista em dor! - Dor no Cóccix Maringá

Na Clinidor, dispomos de uma equipe formada por especialistas amplamente graduados, capacitados para avaliar, diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor. Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e acompanhe o nosso trabalho no Instagram, através do @clinidor.oficial.

 

REFERÊNCIAS:

https://www.scielo.br/j/rbort/a/h8ZGvL4fRTZJpDpDFBNj44v/abstract/?lang=pt

https://www.youtube.com/watch?v=AW8laLiKYGE

https://www.youtube.com/watch?v=VNdBt89KoUc

Texto escrito por:
Dr. Orlando Colhado
Especialista em Dor
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

VINICIUS MARTINS GUIMARAES
04/09/2024
Agradeço imensamente ao Dr. Orlando por toda a atenção e cuidado durante o meu tratamento. A consulta foi extremamente esclarecedora…
marcio moura
16/02/2024
Ótimo médico
Nagila Lobato Marconato Garcia
27/01/2023
Ótimo atendimento, excelente profissional. Dois dias após a aplicação, estou praticamente sem dor. Recomendo muito.
Renato CS Cardoso
30/08/2022
Muito atencioso . Os remédios acabaram com minha dor
Luiz Henrique Begnossi
26/04/2022
Excelente profissional

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email