A síndrome do túnel do carpo é uma doença resultante da compressão do nervo mediano no túnel do carpo, estrutura que fica localizada no punho. Trata-se de um problema médico bastante comum, que atinge com maior frequência mulheres entre 30 e 60 anos, podendo afetar um ou ambos os punhos.
Além disso, essa síndrome provoca dormência no dedo polegar, indicador, médio e ou anular, além de formigamento, sintoma que se manifesta principalmente à noite, atrapalhando a qualidade do sono dos pacientes.
Entenda mais sobre a síndrome do túnel do carpo, suas causas, sintomas, diagnóstico e tratamento a seguir.
Especialista em dor Maringá: Quais são as principais causas dessa síndrome? - Síndrome do túnel do carpo Maringá
A principal causa da síndrome do túnel do carpo é a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), gerada, justamente, por realizar movimentos repetitivos, como digitar ou tocar instrumentos musicais por muito tempo. Contudo, existem também causas associadas a traumas como quedas e fraturas, além de questões inflamatórias, como a artrite reumatoide, ou associada a outras condições de saúde, como tumores, alterações hormonais e o uso de medicamentos.
Especialista em dor Maringá: Quais são os sintomas característicos da doença? - Síndrome do túnel do carpo Maringá
Os sintomas mais característicos da síndrome do túnel do carpo são: formigamento nas mãos e dor, que pode se estender para todo o braço e chegar até o ombro em alguns casos. Além disso, conforme a síndrome evolui, ela dificulta a manipulação de pequenos objetos e a execução de tarefas simples como segurar uma xícara ou pregar um botão, por exemplo, decorrente do desgaste do músculo sob o polegar.
?Normalmente, os sintomas se iniciam durante a noite, já que nesse horário ocorre a redistribuição dos líquidos corporais, que são reabsorvidos e se acumulam nas mãos. Por esse motivo muitas vezes acordamos com as mãos inchadas, e alianças/anéis apertados. Além disso, durante a noite, sem perceber, adotamos posições em que os punhos ficam dobrados e comprimem o nervo mediano.
Contudo, o paciente não terá necessariamente todos os sintomas, sendo necessário que todos esses sinais sejam analisados de forma minuciosa pelo especialista em dor, definindo assim o diagnóstico mais adequado.
Especialista em dor Maringá: Como é realizado o diagnóstico da síndrome? - Síndrome do túnel do carpo Maringá
O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é feito pelo especialista em dor através da análise dos sintomas da doença e confirmado por meio de dois testes: o teste de Tinel e o teste de Phalen.
O teste de Tinel consiste em percutir o nervo mediano, que caso esteja comprometido, provocará uma sensação de choque ou formigamento. Já o teste de Phalen consiste em dobrar o punho e mantê-lo flexionado durante um minuto, verificando se ocorre a compressão do nervo.
O médico especialista em dor também pode solicitar exames de imagem para avaliar as estruturas do punho, como ressonância magnética (RM) ou ultrassom, para confirmar o diagnóstico de síndrome do túnel do carpo.
Especialista em dor Maringá: Como é feito o tratamento da doença? - Síndrome do túnel do carpo Maringá
O tratamento da síndrome do túnel do carpo leva em conta o grau de comprometimento da doença. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, menores são as chances de uma intervenção cirúrgica. O tratamento conservador pode ser feito com o uso de órteses, medicamentos anti-inflamatórios, imobilização da região, com injeções de corticóides ou através da infiltração de bloqueios percutâneos.
Na Clinidor — uma das primeiras clínicas médica especializada no atendimento de pacientes com os mais diversos casos de dor —, a intervenção por bloqueios percutâneos guiados por imagem é um dos nossos principais diferenciais terapêuticos, apresentando um índice de melhora significativo, já que, de forma resumida, interrompem os impulsos sensitivos que levam a informação de dor ao sistema nervoso central.
A última opção de tratamento consiste na realização de uma cirurgia, reservada para casos que não respondem ao tratamento clínico, com o objetivo de reduzir a pressão exercida sobre o nervo mediano.
Especialista em dor Maringá: Ao apresentar algum dos sintomas citados acima, busque a ajuda de um especialista em dor! - Síndrome do túnel do carpo Maringá
Na Clinidor, dispomos de uma equipe formada por especialistas amplamente graduados, capacitados para avaliar, diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor. Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e acompanhe o nosso trabalho no Instagram, através do @clinidor.oficial.
REFERÊNCIAS:
https://www.into.saude.gov.br/lista-dicas-dos-especialistas/191-mao/285-sindrome-do-tunel-do-carpo