A dermatite de contato é uma inflamação de pele que ocorre após o contato com alguma substância ou objeto irritante, provocando sintomas como coceira, vermelhidão da pele, descamação e inchaço.
Entenda mais sobre a dermatite de contato, as substâncias causadoras, sintomas e tratamento a seguir:
Dermatologista Londrina: Quais são os sintomas da dermatite de contato? - Dermatite de contato Londrina
Os sintomas da dermatite de contato são variáveis e caíram de acordo com a causa. As reações alérgicas podem ocorrer repentinamente ou meses após a exposição a uma substância desencadeadora, o que pode dificultar a descoberta do agente causador da alergia ou irritação.
A dermatite de contato pode se manifestar em dois tipos. São eles:
- A dermatite alérgica: provoca uma erupção vermelha no local onde a substância entrou em contato, surgindo de 24 a 48 horas após a exposição. A lesão geralmente apresenta vermelhidão, inchaço e pequenas bolhas, podendo apresentar quentura ou formar crostas espessas.
- A dermatite irritante: seus sintomas são mais discretos com pouca coceira e sensação de dor e queimação. Neste caso, a pele se torna seca, vermelha e áspera, com possíveis fissuras formadas no local.
As mãos são a região mais comum a serem afetadas pela dermatite de contato. Vários agentes podem ser os causadores, como produtos de limpeza, cosméticos, cremes e loções hidratantes. As mãos, aliás, são frequentemente afetadas em atividades profissionais.
Dermatologista Londrina: Quais são as substâncias causadoras mais comuns? - Dermatite de contato Londrina
As principais causas da dermatite de contato são:
- Cosméticos e perfumes;
- Plantas;
- Pomadas;
- Tintas, látex e resinas plásticas;
- Aditivos, conservantes ou corantes alimentares;
- Sabonete, detergente e outros produtos de limpeza;
- Solventes;
- Poeira;
- Bijuteria.
Dermatologista Londrina: Qual é o tratamento mais adequado para a dermatite de contato? - Dermatite de contato Londrina
Para aliviar os sintomas de dermatite e evitar que voltem a aparecer, é importante que a pessoa evite o contato com a substância responsável pelos sintomas, assim como é recomendado que o local seja lavado com água fria abundante e sabão neutro. Mas, de um modo geral, as pomadas, loções com anti-histamínicos ou com corticóides são os mais indicados para o tratamento desse tipo de alergia.
Dermatologista Londrina: Como evitar a dermatite de contato? - Dermatite de contato Londrina
Desde a aparição do primeiro sintoma é possível investigar a substância causadora da dermatite de contato e então evitá-la para não ter reação novamente. Mas, se seu filho(a) apresenta algum tipo de questão dermatológica, entre em contato e agende uma avaliação para tratarmos de forma segura e adequada o seu caso.