Apesar de terem sintomas parecidos, algo que por vezes acaba confundindo pais e responsáveis de crianças com essas condições, asma e bronquite não são a mesma doença. Ambos são problemas respiratórios que afetam indivíduos de todas as idades, mas é preciso entender os respectivos sintomas e características que os diferem.
A seguir, entenda mais sobre as diferenças dessas duas doenças respiratórias.
Pneumologista Maringá: O que a asma e a bronquite têm em comum? - Doenças Respiratórias Maringá
Essas duas doenças respiratórias levam à inflamação das vias aéreas inferiores, especialmente os brônquios, estruturas que estão diretamente ligadas aos pulmões. Tais inflamações surgem quando essas estruturas são atingidas por diferentes agentes irritantes, provocando sintomas como tosse, irritação das vias aéreas, dor no peito e chiado, tanto na asma quanto na bronquite.
Pneumologista Maringá: Quais são as diferenças entre a asma e a bronquite? - Doenças Respiratórias Maringá
A asma é uma doença crônica, que não tem cura, causada pela inflamação das vias aéreas inferiores (que compreende desde a traqueia aos brônquios) e costuma estar associada a um processo alérgico. Geralmente, as crises são desencadeadas pelo contato com agentes conhecidos como alérgenos presentes no ambiente (ex: ácaros, pólen, mofo, fumaça de cigarro e outros).
A bronquite e? a inflamação apenas dos brônquios e existem va?rios tipos de bronquite. Ela pode ser classificada em aguda e crônica e ser causada por infecções (virais ou bacterianas).
A bronquite aguda geralmente está relacionada a um processo infeccioso causado por um vírus ou uma bactéria, como os agentes causadores de gripes e resfriados, e tem duração de dias a semanas. A bronquite desencadeada por bactérias, geralmente, surge como complicação de uma bronquite aguda viral, e tem duração mais prolongada apresentando tosse secretiva e podendo ter febre.
Já a bronquite crônica costuma ser causada pela exposição prolongada à poluentes externos, em especial a fumaça de cigarro, que evolui por meses ou anos, com tosse recorrente.
Pneumologista Maringá: Diferença entre asma e bronquite no tratamento - Doenças Respiratórias Maringá
A crise de asma pode ser controlada com uso da bombinha que contém medicamentos broncodilatadores. Quando não está passando por uma crise, o paciente asmático se sente bem e consegue levar uma vida normal.
Já quem sofre de bronquite tem tosse persistente e com expectoração, além da sensação de aperto no peito e mal-estar, sintomas que exigem o uso de medicamentos antibióticos, analgésicos e descongestionantes, os quais serão receitados sempre de acordo com sua causa.
Pneumologista Maringá: Principais orientações para pais e responsáveis - Doenças Respiratórias Maringá
Se o seu filho apresenta algum dos sintomas da asma ou da bronquite, é de extrema importância buscar a ajuda de um pneumologista pediátrico o quanto antes para realizar a investigação da sua causa. Logo, caso você note os sintomas citados ao longo do texto, entre em contato e agende uma consulta para que possamos fornecer as melhores orientações de cuidados, iniciando o tratamento mais adequado.