A cirurgia bariátrica é um dos principais tratamentos para a obesidade, no qual se altera a anatomia do trato gastrointestinal do paciente, visando a reduzir a ingestão alimentar e a absorção das calorias dos alimentos. Mas, ao contrário do que a maioria das pessoas acreditam, para a realização do procedimento não é preciso, apenas, que o paciente seja diagnosticado com obesidade. é preciso que ele atenda a todos os critérios de indicação do procedimento.
A seguir, entenda tudo a respeito das condições para indicação e realização da cirurgia bariátrica.
Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá: O que é a obesidade? - Cirurgia Bariátrica Maringá
A obesidade é a doença crônica de causas multifatoriais, que varia desde causas genéticas, comportamentais e hormonais. A doença é caracterizada pelo excesso de acúmulo de gordura corporal e o seu desenvolvimento acarreta no surgimento de outras comorbidades como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, problemas ortopédicos, entre outras.
O tratamento para a obesidade, geralmente, varia entre dietas, medicamentos e procedimentos endoscópicos, mas o método mais eficaz para tratar essa doença é a cirurgia bariátrica.
Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá: Como funciona a cirurgia bariátrica? - Cirurgia Bariátrica Maringá
Como dito anteriormente, o objetivo da bariátrica é a redução do trato gastrointestinal. No Brasil, atualmente são permitidas 4 diferentes técnicas para sua realização:
- Bypass Gástrico em Y-de-Roux;
- Sleeve gástrico Ou Gastrectomia vertical;
- Duodenal Switch;
- Banda gástrica ajustável.
Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá: Quando a cirurgia bariátrica é indicada? - Cirurgia Bariátrica Maringá
A cirurgia bariátrica tem indicações muito específicas, devidamente regulamentadas pelo Conselho Regional de Medicina - CFM. Esses critérios englobam fatores que relacionam o índice de massa corporal, a idade e a presença de comodidades.
Os critérios de indicação da cirurgia bariátrica são:
- IMC acima de 40, independente de o paciente ter ou não comorbidades;
- IMC entre 35 e 40 na presença de comorbidade;
- IMC entre 30 e 35 na presença de comorbidade grave;
Em relação ao tempo de doença, o paciente deve estar com o IMC estável há pelo menos dois anos e ter realizado tratamentos para perda de peso prévios, que não tiveram sucesso ou resultaram em reganho de peso.
Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá: Como saber se você se enquadra nos critérios para realização da cirurgia bariátrica? - Cirurgia Bariátrica Maringá
Se você tem interesse em realizar a cirurgia bariátrica como tratamento para a obesidade e quer ter a certeza que se enquadra nos critérios de realização, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o procedimento, bem como analisar a indicação para o seu caso.