Refração é do fenômeno no qual um feixe de luz atravessa as diferentes estruturas do globo ocular, chegando até a retina para a formação de uma imagem, que será enviada ao cérebro. É esse processo que nos permite enxergar com clareza e nitidez, mas quando a luz não chega a retina, devido a alguma imperfeição óptica, ocorrem então os erros refrativos.
Esses erros são muito comuns em qualquer faixa etária e tornam os pacientes refém do uso de óculos ou lentes de contato. Os erros refrativos mais conhecidos são a miopia, o astigmatismo, a presbiopia e a hipermetropia. E embora existam diferenças entre eles, é possível corrigilos atraves de um procedimento rápido e seguro, que pode ser realizado por duas técnicas diferentes: a cirurgia refrativa.
Entenda mais sobre o procedimento e suas técnicas de realização a seguir:
A cirurgia refrativa é o procedimento mais indicado para quem deseja corrigir erros de refração de maneira prolongada e se livrar da dependência de óculos ou lentes de contato. A cirurgia é feita com o auxílio de laser, que permite a remodelação da córnea para adequar seu formato à passagem de luz correta para a retina.
Existem diferenças em relação ao acesso ao laser, tempo de recuperação e pós-operatório, que definem a melhor técnica a ser utilizada em cada caso, LASIK ou PRK.
Nesta técnica, a cirurgia é realizada por meio de uma incisão na córnea, a qual permite que o laser tenha acesso e aplicação direta na mesma. Por isso, a recuperação da cirurgia é mais rápida e seu resultado pode atingir 90% de correção da visão já no primeiro dia. Isso porque o corte não retira material da córnea e permite rapidamente a integração total da estrutura.
Apesar dessa rapidez de recuperação e da segurança da técnica LASIK, esse método só deve ser realizado em pacientes que não apresentem determinadas condições, como a espessura da córnea muito fina ou sem curvatura adequada.
O método PRK é o mais indicado para a maioria dos pacientes, consistindo em um processo de raspagem, o qual expõe a córnea e assim, possibilita a aplicação do laser. Devido a esse processo a modificação da córnea acaba sendo mais intensa e por isso, o tempo de recuperação é mais demorado, sendo necessário alguns meses para a reestruturação completa da córnea.
Dessa forma, o pós-operatório de PRK necessita de mais cuidados do que em relação a LASIK.
Para realizar a cirurgia refrativa, é preciso que o paciente atenda a alguns requisitos. São eles:
- Estabilização do grau pelo período de 1 ano;
- Ser maior de 18 anos;
- Ter a córnea saudável.
Em relação ao resultado, tanto a técnica LASIK quanto a PRK são seguras e eficazes na correção dos erros de refração. A principal diferença entre ambas, além da forma como o procedimento é realizado, está no tempo de recuperação de cada técnica.
De todo modo, a técnica ideal vai depender de cada caso. A partir da análise de alguns exames, como tomografia da córnea e da avaliação clínica do perfil do paciente, é que o cirurgião poderá determinar as condições específicas da estrutura ocular necessárias para definir a cirurgia, como a espessura e formato da córnea. Só assim será possível determinar a técnica mais eficaz para cada paciente.
Se você tem interesse em saber mais sobre a realização da cirurgia refrativa, bem como sobre os benefícios do procedimento e qual é a técnica mais adequada para o seu caso, LASIK ou PRK, entre em contato e agende sua avaliação. Através da cirurgia você conseguirá ter sua visão regular novamente, sem a dependência do uso de óculos e/ou lentes de contato.