O avanço da tecnologia e da medicina tem permitido descobertas de tratamentos cada vez menos dolorosas ao paciente, principalmente no que diz respeito aos procedimentos cirúrgicos. Dessa forma, métodos tradicionais passaram a ter variações de realização menos invasivas, como é o caso das cirurgias da coluna vertebral, que hoje apresentam resultados até mais eficazes se comparadas a tratamentos comuns, podendo ser realizadas de forma menos agressiva.
Entenda como funciona a cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral!
Neurocirurgião Umuarama: Em que consistem as cirurgias minimamente invasivas? - Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral Umuarama
As cirurgias minimamente invasivas da coluna vertebral são técnicas cirúrgicas desenvolvidas com objetivo de proporcionar uma menor agressão aos tecidos do corpo, surgindo como alternativa aos procedimentos cirúrgicos tradicionais, realizados para tratar diferentes problemas da coluna vertebral.
Como os nervos espinhais, vértebras e discos estão localizados no interior do corpo, a abertura para trabalhar e visualizar a região a ser tratada muitas vezes apresenta o risco de lesionar os tecidos musculares, tendões, ossos e até estruturas neurológicas, riscos que diminuem com a cirurgia minimamente invasiva da coluna, já que nela, são utilizados recursos de imagem para guiar o neurocirurgião, através de pequenas incisões.
Neurocirurgião Umuarama: Como funciona e quais tipos existem? - Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral Umuarama
A cirurgia minimamente invasiva consiste em um procedimento com riscos reduzidos, pois, geralmente, é realizada através de uma (ou mais) pequenas incisões, por onde instrumentos de orientação, como câmeras de vídeo microscópicas são inseridos, possibilitando a visualização da área cirúrgica em um monitor durante o procedimento para que o cirurgião tenha ampla visão da região a ser tratada.
Esse método é conhecido como Cirurgia Endoscópica da Coluna ou Cirurgia por Vídeo. Outras técnicas de cirurgia minimamente invasivas na coluna são:
- Artroplastia da coluna vertebral: com o implante de prótese de disco cervical ou lombar;
- Fixação percutânea da coluna lombar: pensado para recuperação da estabilidade da coluna com o implante de pinos e hastes metálicas através dos tecidos da pele;
- Infiltrações ou bloqueios da coluna: é uma infusão de medicamentos específicos para
cada caso na região.
Neurocirurgião Umuarama: Benefícios de um procedimento minimamente invasivo - Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral Umuarama
As vantagens de realizar um procedimento minimamente invasivo são inúmeras, especialmente quando os comparamos com os tratamentos tradicionais, já que a cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral apresenta:
- Tempo de recuperação mais rápido;
- Menos dor;
- Menor taxa de infecção e complicações;
- Menor agressão e lesão dos tecidos;
- Cicatrizes menores;
- Menor risco de sangramentos.
Mas, mesmo que sejam procedimentos menos invasivos, é importante estar atento aos exames pré-operatórios e às recomendações médicas. Além disso, o tempo de internação, duração do procedimento e de pós-operatório irá depender individualmente de cada caso.
Neurocirurgião Umuarama: Deseja tratar seu problema na coluna com a cirurgia minimamente invasiva? - Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral Umuarama
Se você sofre com algum problema na coluna vertebral, entre em contato e agende sua consulta para que possamos analisar qual é o tratamento menos invasivo mais adequado para o seu caso.