Provavelmente você conhece alguém que não vive sem um descongestionante nasal por perto, mesmo que essa pessoa não esteja em crise alérgica ou apresentando obstrução das vias aéreas por fatores como gripes e resfriados, certo?
Pois saiba que o uso contínuo de descongestionantes apresenta diversos riscos à saúde, principalmente quando são utilizados em crianças. Entenda mais a respeito dos perigos dessa relação a seguir:
Pneumologista Pediátrico Maringá: Principais causas da obstrução nasal em crianças - Obstrução Nasal Maringá
Normalmente, a maior causa de obstrução nasal em crianças se dá devido ao desenvolvimento de gripes e resfriados, condições que apesar de apresentarem sintomas de irritabilidade nas crianças, acabam sendo autolimitantes. Ou seja, essas condições têm um período curto de duração, em torno de 10 dias na maioria dos casos, se dissipando sozinhas após isso.
Em resposta à obstrução nasal, muitos pais e responsáveis buscam, de forma prática, utilizar o descongestionante como uma opção rápida de tratamento, já que ao reagirem às agressões externas, como poeira, bactérias, vírus e ácaro, as finas artérias localizadas na mucosa nasal inflam e o uso desse os medicamentos descongestionantes acabam favorecendo a constrição dos músculos da região, reduzindo o calibre dessas artérias e abrindo espaço para o ar passar novamente.
Contudo, o uso contínuo dos descongestionantes pode trazer diversos perigos à saúde da criança.
Pneumologista Pediátrico Maringá: Riscos do uso contínuo - Obstrução Nasal Maringá
Aproximadamente, a partir do quinto dia de uso do descongestionante, o medicamento começa a provocar lesões na mucosa ocasionando o surgimento de sintomas derivados do uso. Isso faz com que a mucosa crie uma dependência, exigindo o uso do medicamento em intervalos cada vez menores e com maior frequência, o que aumenta o risco de uma superdosagem.
Apesar da ação do descongestionante parecer apenas limitada no alívio dos sintomas nasais, o medicamento também traz efeitos colaterais importantes para o restante do corpo, além das possíveis lesões na mucosa provocadas pelo seu uso contínuo.
Pneumologista Pediátrico Maringá: Consequências do uso contínuo - Obstrução Nasal Maringá
O vício em descongestionantes nasais é uma das principais consequências do efeito contínuo desse medicamento no organismo. Além disso, o seu uso excessivo pode provocar a chamada rinite medicamentosa, ou seja, acaba potencializando a irritação no nariz, fazendo com que o órgão só funcione bem com o medicamento. Essa condição pode acabar evoluindo para um quadro que é revertido apenas com cirurgia.
Ainda, há aumento do risco de eventos nocivos ao corpo, como taquicardia, hipertensão arterial sistêmica, arritmias cardíacas, dores de cabeça e, em crianças pequenas, depressão do sistema cardiorrespiratório, ocasionando em casos severos, a morte.
Pneumologista Pediátrico Maringá: Principais orientações - Obstrução Nasal Maringá
Para casos de obstrução nasais pontuais, como resfriados e sinusites agudas, o soro fisiológico pode ser solução. Além disso, outras ações também contribuem para o alívio dos sintomas como o aumento da hidratação oral e evitar locais com uso de ar condicionado durante um determinado período.
Logo, caso você note os sintomas de obstrução nasal no seu filho, entre em contato e agende uma consulta para que possamos fornecer as melhores orientações de prevenção aos problemas respiratórios, iniciando o melhor tratamento caso haja a presença de sintomas de problemas mais sérios.