As varizes surgem quando as veias das pernas não funcionam corretamente, impedindo a circulação sanguínea entre as pernas e o coração, fazendo com que o sangue fique acumulado nas pernas.
Esse acúmulo causa inchaço, dilatação e sensação de peso nas veias e caso ocorra uma demora no diagnóstico após o surgimento desses sintomas, os riscos e as complicações podem se tornar ainda maiores.
As principais complicações causadas pelo não tratamento de varizes são:
- Insuficiência venosa crônica - Excesso de dor, coceira, formigamento, queimação, fadiga, cãibras musculares, inchaço e sensação de peso.
- Úlceras venosas - É uma consequência do agravamento da insuficiência venosa crônica, criando feridas abertas, causam dor e são muito difíceis de curar.
- Dermatite ocre - O sangue acumulado nas veias cria manchas na pele das, semelhantes à ferrugem.
- Tromboflebite superficial - Trombose é uma condição na qual há o desenvolvimento de um coágulo sanguíneo, que entope a passagem do sangue. Em casos mais raros, esse coágulo pode se desprender e chegar ao pulmão, causando embolia pulmonar.
Como as veias possuem diferentes espessuras, o diagnóstico médico é fundamental para determinar como tratar as varizes de acordo com o calibre de cada vaso e os sintomas que a paciente apresenta. Procure ajuda médica assim que os primeiros sintomas aparecerem!
Entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso.