Ao contrário do que a maioria das pessoas acreditam, a cirurgia bariátrica não trata somente a obesidade em si. Além da redução dos problemas de saúde provocados pelo acúmulo de gordura, como a pressão e o colesterol altos, a bariátrica atua diretamente no tratamento de outras doenças específicas.
A seguir, confira quais doenças podem ser tratadas através da cirurgia bariátrica:
Doenças tratadas com a Cirurgia Bariátrica Maringá: Obesidade - Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá
Definida pelo acúmulo excessivo e anormal de gordura, é uma condição crônica que não tem cura, mas tem tratamento com a realização da cirurgia bariátrica e deve ser pautada no controle da alimentação do paciente associado a uma vida ativa com a prática regular de exercícios físicos.
Doenças tratadas com a Cirurgia Bariátrica Maringá: Diabetes tipo 2 - Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá
Nesse caso, a cirurgia também não tem o poder de curar a doença, mas a longo prazo ajuda a controlar o diabetes tipo 2. Essa consequência acontece pelo fato do alimento passar menos tempo no estômago, já que devido a sua redução não consegue digerir totalmente o alimento, isso provoca a chegada mais rápida do alimento ao intestino fazendo com que haja maior produção de diversos hormônios que atuam no pâncreas e aumentam a produção de insulina.
Doenças tratadas com a Cirurgia Bariátrica Maringá: Esteatose Hepática - Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá
Mais conhecida como “gordura no fígado", a esteatose hepática está diretamente relacionada à quantidade de alimento gorduroso ingerido pelo paciente e por consumo de bebidas alcoólicas que ocasionam no diabetes, colesterol alto. Com o controle do que e da quantidade comida e bebida ingerida proporcionada pela bariátrica hoje é possível identificar a redução de até 90% dos casos de esteatose hepática, em casos ainda reversíveis.
Doenças tratadas com a Cirurgia Bariátrica Maringá: Apneia do Sono - Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá
Pelo fato da obesidade ser uma das causas da apneia do sono, é fácil entender o porquê da eficácia da cirurgia bariátrica como tratamento para esse distúrbio. A apneia é caracterizada por paradas respiratórias durante o sono, quando a passagem de ar fica bloqueada e causa asfixias que duram de 10 a 40 segundos devido ao ar comprimido nas vias respiratórias. Uma pessoa obesa tem acúmulo de gordura nessas regiões, o que ainda estimula a aparição de outros sintomas do distúrbio como roncos e ruídos na respiração.
Doenças tratadas com a Cirurgia Bariátrica Maringá: Demais doenças - Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá
Além das doenças citadas acima, existem outras comorbidades que a cirurgia bariátrica tem eficácia no tratamento. São elas:
- Hipertensão Arterial (pressão alta);
- Dislipidemia (colesterol e/ou triglicérides elevados);
- Estigmatização Social e Depressão;
- Doenças cardiovasculares, incluindo doença arterial coronariana;
- Infarto de Miocárdio (IM);
- Angina;
- Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC);
- Acidente vascular cerebral (mais conhecido como “AVC” ou “derrame”);
- Fibrilação atrial;
- Asma grave não controlada;
- Osteoartroses (muitos pacientes com dores de articulação como joelho);
- Hérnia de Disco;
- Doença do Refluxo Gastroesofágico;
- Colecistopatia Calculosa (pedra na vesícula);
- Pancreatites agudas de repetição (inflamação do pâncreas);
- Infertilidade masculina e feminina;
- Disfunção erétil;
- Síndrome dos ovários policísticos;
- Entre outras.
Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá: Onde realizar o procedimento? - Doenças para cirurgia bariátrica Maringá
Se você tem interesse em realizar o procedimento, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre a cirurgia bariátrica, bem como sobre a melhor opção de tratamento para o seu caso.