A Acne é uma doença dos folículos pilosos e das glândulas sebáceas, que ficam “entupidas” por oleosidade, células mortas ou bactérias. Por isso, aparecem espinhas, cravos e até cistos na superfície da derme. E embora a doença seja mais comum durante a adolescência, ela é uma condição cada vez mais comum na infância.
Estudos mostram que é cada vez menor a média de idade em que os pais levam os filhos ao dermatologista para tratar casos de acne. A principal causa, nessa faixa etária, é a mesma da acne em adolescentes: as alterações hormonais. Logo, quanto maior for o conhecimento de pais e responsáveis sobre a doença, mais eficazes serão os tratamentos realizados.
Entenda mais sobre as causas, sintomas e tratamento da acne pediátrica a seguir:
Dermatologista Pediatra Londrina: Principais causas da acne pediátrica - Acne Londrina
Conforme expliquei acima, a principal causa da acne em crianças, é a mesma da que ocorre em adolescentes: as alterações hormonais. Mas há outros fatores que podem apresentar a acne como consequência, são eles:
- predisposição genética;
- estresse;
- consumo de medicamentos, como corticoides;
- exposição excessiva ao sol;
- uso de produtos oleosos na pele.
Dermatologista Pediatra Londrina: Sintomas comuns de acne na infância - Acne Londrina
A acne é caracterizada por:
- Lesões retencionais não inflamatórias: que são comedões abertos com pontas escuras e fechados que apresentam pontas brancas;
- Lesões inflamatórias: pápulas, pústulas, nódulos e quistos;
- Lesões residuais: cicatrizes.
Dermatologista Pediatra Londrina: Como cuidar da acne pediátrica? - Acne Londrina
Embora a resolução espontânea seja uma possibilidade, é frequente a sua persistência ao longo da vida, com períodos de menor ou maior intensidade. Dessa forma, existem diversas opções terapêuticas para evitar a persistência das lesões.
A consulta no consultório do(a) dermatologista pediatra é indicada quando as lesões se agravam, ficam inflamadas ou não desaparecem em pouco tempo.
O principal objetivo do tratamento da acne infantil é desobstruir os poros, eliminar os cravos e controlar a inflamação (se houver) para a criança não ficar com marcas na pele. E se a limpeza da pele com sabonetes suaves não for suficiente, o(a) dermatologista pediatra poderá receitar o uso de medicamentos orais. Mas, vale lembrar que a automedicação nunca deve ser considerada.
Dermatologista Pediatra Londrina: Prevenção da acne pediátrica - Acne Londrina
O cuidado essencial para evitar ou reduzir o aparecimento de novos cravos e espinhas é a higiene diária da pele:
- Lave-a pele, pelo menos pela manhã e à noite, com sabonetes suaves;
- Proteja a pele com loções e filtro solar não oleoso;
- Nunca esprema as espinhas e cravos nem use medicamentos sem recomendação médica.
Se seu filho(a) apresenta algum tipo de questão dermatológica, entre em contato e agende uma avaliação para tratarmos de forma segura e adequada o seu caso.