A busca pelo corpo perfeito e por procedimentos capazes de fortalecer a autoestima não para de crescer no nosso país e ao longo dos últimos dez anos, houve um aumento de 141% por cirurgias plásticas. Nesse cenário, a Lipoescultura é uma das técnicas que mais se destaca.
Cirurgião Plástico Maringá: Como funciona o procedimento? - Lipoescultura Maringá
A lipoescultura é um procedimento voltado para remover a gordura localizada em diversas áreas do corpo, sendo capaz de melhorar a definição muscular, pois atua na remoção da camada de gordura subcutânea, tornando os músculos subjacentes muito mais visíveis. A abordagem do procedimento é adaptada às necessidades individuais de cada paciente e de acordo com a região a ser realizada: abdômen, flancos, coxas, culotes, braços, costas e pescoço/papada.
De acordo com a necessidade e objetivo do paciente, o cirurgião também pode utilizar diferentes técnicas para obter os resultados desejados, os quais são belos e duradouros, desde que o paciente mantenha um estilo de vida saudável, com dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos regulares.
A lipoescultura não impede o ganho de peso futuro ou o acúmulo de gordura em outras áreas do corpo, que não passaram pelo procedimento.
Cirurgião Plástico Maringá: Lipoescultura x Lipoaspiração - Lipoescultura Maringá
A gordura retirada das áreas em excesso no processo da lipoaspiração, geralmente em regiões como barriga e costas, normalmente é descartada. Já no caso da lipoescultura, a gordura que seria jogada fora é pode ser enxertada em áreas do corpo da paciente que poderiam se beneficiar com aumento de volume, como no bumbum. A técnica conhecida como lipoenxertia tem a função de esculpir o corpo, remodelando-o.
Cirurgião Plástico Maringá: Riscos de procedimentos paralelos - Lipoescultura Maringá
Devido ao caráter cirúrgico da lipoescultura, algumas pessoas tendem a recorrer a procedimentos menos invasivos, como Lipo Light e Mila, por exemplo. O que ocorre nesses casos é que, apesar da retirada de gordura, geralmente esses procedimentos causam fibrose, ou seja, um processo exacerbado da recuperação tecidual, que frequentemente ocorre nos casos de lesões musculares mais profundas, levando a regeneração imperfeita do tecido.
Além disso, esses procedimentos também podem apresentar cicatrizes na região da lipo, inviabilizando um resultado adequado em um futuro procedimento para correção.
Cirurgião Plástico Maringá: Eficácia e resultados da Lipoescultura - Lipoescultura Maringá
O resultado final da lipoescultura pode ser observado em torno de três meses do pós-operatório. Nesse período, o paciente pode apresentar dor de leve a moderada, bem como alguns hematomas no local onde a gordura foi aspirada/introduzida, apresentando também inchaço.
No pós-operatório, é imprescindível o uso de uma cinta elástica por um mês para cobrir e proteger as áreas em que a aspiração foi realizada. A recuperação é gradual e demora entre 1 semana a 1 mês, dependendo de cada caso, porém as primeiras 48 horas são as que necessitam de mais cuidados.
Desta forma, o paciente deve fazer uso da cinta elástica e não fazer esforços, tentando permanecer o máximo de tempo em repouso na cama, mas mexendo as pernas com frequência para evitar a formação de coágulos. Além disso, o paciente deve fazer uso dos medicamentos para a dor prescritos pelo cirurgião plástico, que removerá os pontos ao final de 1 semana.
Existem ainda outras recomendações, que serão fornecidas individualmente para cada caso.
Cirurgião Plástico Maringá: Lipoescultura sem medo! - Lipoescultura Maringá
Quer realizar a lipoescultura de forma segura, sabendo de todos os detalhes do procedimento, de forma transparente e com seus objetivos bem definidos? Entre em contato e agende sua avaliação para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas e analisar o seu caso de forma individualizada.