O Junho Violeta é uma campanha que tem se tornado cada vez mais conhecida. Criada em 2018 pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), a campanha Junho Violeta tem como objetivo orientar a população leiga sobre os perigos do Ceratocone, os avanços no seu diagnóstico e a importância do seu acompanhamento e tratamento.
Oftalmologista Linhares: O que é o ceratocone? - Junho Violeta Linhares
O ceratocone não é uma doença oftalmológica comum como a catarata. Trata-se de um processo não inflamatório que afeta a estrutura da córnea, a camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular.
Essa condição se desenvolve a partir da alteração do formato da córnea, que tem seu ponto central projetado para frente, resultando no afinamento da espessura lateral e transformando a córnea em uma espécie de cone. O ceratocone provoca sintomas como:
- Sensibilidade à luz (fotofobia);
- Comprometimento da visão noturna;
- Visão dupla (diplopia);
- Formação de múltiplas imagens de um mesmo objeto (poliopia) ou de halos ao redor das fontes de luz.
Oftalmologista Linhares: Qual a importância da campanha para o tratamento do ceratocone? - Junho Violeta Linhares
A campanha Junho Violeta existe para incentivar os pacientes a buscarem o seu oftalmologista para investigar vestígios da doença, histórico familiar e a sua evolução (no caso de já a possuírem). Além disso, a campanha Junho Violeta serve para conscientizar a população a respeito do hábito frequente de coçar os olhos, um dos principais fatores que podem levar ao avanço do ceratocone.
Oftalmologista Linhares: Como prevenir o desenvolvimento do ceratocone? - Junho Violeta Linhares
Existe associação com fatores hereditários e genéticos que podem levar ao desenvolvimento do ceratocone. Mas, é possível afirmar que a progressão da doença está relacionada ao trauma contínuo.
Por isso, o hábito de coçar os olhos deve ser evitado, já que é o fator de risco mais bem definido para o aparecimento ou agravamento da doença.
O diagnóstico em fases precoces da doença, bem como a identificação de indivíduos mais susceptíveis, ou seja, aqueles com maior predisposição, é crucial para direcionar as orientações mais adequadas para cada caso, além de tratar as alergias oculares que podem estar associadas.
Se você tem interesse em saber mais sobre o junho violeta e investigar suas possibilidades de desenvolver o ceratocone, entre em contato e agende sua avaliação.