A doença de Parkinson é uma condição crônica, degenerativa e progressiva que acomete o Sistema Nervoso Central - SNC. Suas causas ainda são desconhecidas, mas tem tido grande avanço médico no que tange ao tratamento, por saber onde especificamente a doença atinge. Entenda mais sobre a doença e o seu tratamento a seguir:
Neurocirurgião Umuarama: Como ocorre a doença? - Doença de Parkinson Umuarama
A doença neurológica é caracterizada principalmente por tremores e é mais comum em pacientes acima de 60 anos de idade. Essa condição é explicada pela a destruição dos neurônios responsáveis pela produção de dopamina, neurotransmissor que leva informação ao corpo e provoca sensações de prazer e motivação. Além dos tremores, a doença dá sinais iniciais, como:
- Constipação/problemas intestinais;
- Perda/alteração do olfato;
- Depressão/ansiedade;
- Perda de memória;
- Distúrbio do sono;
- Anemia.
Neurocirurgião Umuarama: Tratamento - Doença de Parkinson Umuarama
Por ser uma doença crônica e degenerativa, o Parkinson não tem cura, mas os sintomas podem ser amenizados, em alguns casos, com a realização de uma cirurgia. Os fatores que possibilitam a cirurgia são:
- Paciente com idade inferior a 70 anos;
- Paciente com estado cognitivo conservado, considerando impulsividade, raciocínio, atenção, visualização do espaço, memória e flexibilidade mental;
- Paciente que não tenha reagido bem à levodopa (L-dopa), medicamento utilizado no tratamento da doença de Parkinson;
- Quando o medicamento não traz o resultado esperado;
- Quando a abordagem medicamentosa causa movimentos involuntários;
- Paciente que esteja lidando com a doença entre 5 a 10 anos.
Neurocirurgião Umuarama: Cirurgia - Doença de Parkinson Umuarama
A cirurgia de Parkinson é realizada por meio da técnica de estimulação cerebral profunda. Assim, o procedimento consiste em realizar uma estimulação elétrica para tratar a lentidão dos movimentos, tremores, rigidez muscular, entre outros sintomas comuns nos casos de Parkinson. A cirurgia permite que o paciente recupere os movimentos aos poucos. Isso tem um impacto muito importante não somente na capacidade motora, mas, principalmente, na esfera psicológica do paciente. Isso ocorre porque a estimulação restabelece a comunicação entre as células nervosas.
Se você está em busca de um especialista para tratar a doença de Parkinson, entre em contato para que possamos realizar o tratamento mais adequado o mais rápido possível.