Ansiedade: um dos maiores problemas do nosso século

Ansiedade: um dos maiores problemas do nosso século
Ansiedade: um dos maiores problemas do nosso século

Hoje em dia, não é difícil encontrar uma pessoa que se diga ansiosa, afinal, a ansiedade é um sentimento que nos acompanha desde o nascimento, o qual acaba se intensificando ainda mais no mundo contemporâneo do qual fazemos parte, configurando assim um dos maiores problemas do nosso século.

 

Em determinados graus, a ansiedade pode ser positiva, funcionando como um sinal de alerta para buscarmos proteção ou tomarmos alguma atitude diante de uma situação. Contudo, quando ela se torna intensa, provocando sintomas físicos como dores no corpo, sensação de aperto no peito, falta de ar, irritabilidade e palpitações, pode significar que a ansiedade está se tornando patológica, situação que requer a atenção de um psiquiatra. Entenda mais sobre a condição, bem como sobre o seu tratamento, a seguir:

 

  • Psiquiatra Maringá: Em que consiste a ansiedade?

A ansiedade consiste em um transtorno psicológico, que pode acometer pessoas que se preocupam intensamente com algo e não conseguem lidar com essa autocobrança, a ponto de comprometer a qualidade de vida e o bem-estar do indivíduo.

 

Os transtornos ansiosos são uma reação emocional às incertezas e imprevisibilidade do futuro, acompanhado de um forte sentimento pessimista. Isso provoca no corpo e no cérebro humano uma sensação de perigo, medo e insegurança, além de um sentimento de fuga urgente.

 

  • Psiquiatra Maringá: Quais suas as consequências do transtorno de ansiedade?

A preocupação excessiva, os pensamentos acelerados e repetitivos, o medo desmedido, as atitudes compulsivas e demais características dos transtornos de ansiedade podem trazer consequências a curto, médio e longo prazo para uma pessoa, impactando de forma negativa na sua qualidade de vida, em especial nos seus relacionamentos pessoais e profissionais.

 

À medida que o quadro se agrava (principalmente sem tratamento adequado com um psiquiatra), a maneira como o indivíduo encara o ambiente, seus semelhantes e a si mesmo tende a piorar, resultando em consequências como:

 

- Isolamento social e, consequentemente, solidão;

 

- Baixa autoestima;

 

- Dificuldade de cuidar de si mesma;

 

- Sedentarismo;

 

- Emagrecimento ou obesidade;

 

- Vícios;

 

- Compulsões;

 

- Entre outras consequências.

 

  • Psiquiatra Maringá: Como é feito o tratamento da ansiedade?

Em geral, o tratamento da ansiedade é voltado mais para o controle do quadro do que para uma cura. Uma vez diagnosticado com algum tipo de transtorno de ansiedade, caso não haja o controle adequado do caso, o indivíduo continuará apresentando os sintomas.

 

Logo, o tratamento da ansiedade não deve envolver apenas o uso de medicamentos, sendo necessário que haja também uma mudança no estilo de vida do paciente.

 

O indivíduo deve dar mais atenção à seu estado geral de saúde, prezando por uma boa alimentação, praticando exercícios físicos regularmente, além de adotar práticas de autocuidado e bem-estar para o corpo e para a mente, os quais lhe ajudarão a perceber quais gatilhos podem desencadear uma crise de ansiedade.

 

Portanto, se você vem apresentando os sintomas da crise de ansiedade citados ao longo desse texto, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso, dando início ao tratamento mais adequado.

Texto escrito por:
Dr. Arieno Lorenzetti
Psiquiatra
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
09/05/2023
Ótimo especialista, atendimento excelente e humanizado, me senti muito acolhida.

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email