Derrame Cerebral

Derrame Cerebral
Derrame Cerebral

O derrame cerebral, também conhecido como AVC, é uma disfunção neurológica, a qual resulta na interrupção do abastecimento de sangue no encéfalo, sistema formado por vários órgãos que compõem a caixa craniana, como o cérebro, o cerebelo, o bulbo raquidiano, o tronco cerebral, entre outros.

 

O derrame cerebral é um problema grave, que pode trazer problemas cognitivos, de mobilidade e afetar a fala, requerendo tratamento imediato a fim de reduzir os riscos de danos cerebrais e outras complicações mais graves.

 

  • Derrame Cerebral: Quais são os sintomas de um avc? - Neurocirurgião Umuarama

Apesar de parecer um problema silencioso, o derrame cerebral provoca no organismo alguns sinais de alerta, tais como:

 

- Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;

 

- Confusão mental;

 

- Alteração da fala ou compreensão;

 

- Alteração na visão (em um ou ambos os olhos);

 

- Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;

 

- Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

 

  • Derrame Cerebral: Quais são os tipos de derrame? - Neurocirurgião Umuarama

O tratamento a ser realizado na fase aguda do derrame dependerá do tipo de AVC sofrido, que pode ser classificado como hemorrágico, onde há sangramento em algum ponto do encéfalo, ou isquêmico, ocorrendo por falta de sangue em alguma região do encéfalo.

 

No primeiro caso há o procedimento cirúrgico que pode ser realizado para selar o vaso sanguíneo defeituoso e redirecionar o fluxo sanguíneo para outros vasos que fornecem sangue para a mesma região do cérebro. Já no segundo, realiza-se a trombectomia endovascular, um procedimento neurocirúrgico que retira o coágulo que está impedindo a circulação cerebral, principalmente, quando a oclusão aguda ocorre em grandes vasos, como a artéria carótida interna.

 

  • Derrame Cerebral: Importância da neurocirurgia - Neurocirurgião Umuarama

É importante saber que as abordagens cirúrgicas disponíveis da neurocirurgia não são capazes de recuperar os danos cerebrais, mas podem melhorar significativamente a capacidade funcional e garantir uma melhor qualidade de vida ao paciente. Por isso é imprescindível a atuação do neurocirurgião na fase aguda do derrame, onde é necessária a realização de procedimentos que possam desobstruir o vaso sanguíneo ou parar o sangramento, possibilitando a recuperação através de técnicas que auxiliam o tratamento das sequelas.

 

Logo, se você apresenta algum dos sintomas ou tem interesse em entender mais sobre o tratamento do derrame cerebral, agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso de forma adequada.

Texto escrito por:
Dr. Fernando Zuniga
Neurocirurgião
Umuarama / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
18/04/2023
Minha mãe passou por uns problemas neurológicos e o Dr. Fernando a atendeu muito bem, nos ajudou em um momento de desespero.…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email