Na Cirurgia do Aparelho Digestivo, os exames endoscópicos se destacam por sua grande importância no diagnóstico de diversas doenças. A endoscopia digestiva alta é um exame realizado com o objetivo de visualizar, com o auxílio de uma câmera, toda a parte superior do trato gastrointestinal, composta pelo esôfago, estômago e duodeno.
Por meio da endoscopia, se torna possível identificar quadros de úlceras, refluxos, bactérias e doenças que acometem os órgãos do trato gastrointestinal. Entenda mais sobre o exame e sobre a sua importância a seguir:
Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá: Como é feita? - Endoscopia Maringá
A endoscopia é realizada com o uso de um tubo flexível, o chamado endoscópio, que possui em sua ponta um chip responsável por capturar todas as imagens do sistema digestivo através de uma câmera. A endoscopia é um exame de grande importância para o diagnóstico de doenças como esofagite, gastrite, colite, tumores, sangramento, entre outros.
No dia da realização do exame, o paciente deve passar por um preparo simples, realizando um jejum de pelo menos oito horas. Geralmente o procedimento tem duração de cinco a 20 minutos, dependendo da complexidade do problema.
Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá: Quando é indicada? - Endoscopia Maringá
De modo geral, a endoscopia é indicada para pessoas que apresentam sintomas como dor no estômago, azia, halitose, refluxo, dor abdominal, náuseas, vômitos, emagrecimento e perda de apetite, entre outras queixas semelhantes.
O exame também é importante em casos de perda de peso sem motivo aparente, disfagia (dificuldade de engolir), odinofagia (dor ao engolir), presença de sintomas comuns em doenças do refluxo esofágico, vômitos persistentes sem causa aparente, ou quando o paciente apresenta histórico de doenças graves na família, como câncer de estômago ou de esôfago.
Cirurgia do Aparelho Digestivo Maringá: É seguro? - Endoscopia Maringá
A endoscopia é um exame extremamente seguro, mas assim como quase todo ato médico, pode gerar alguns desconfortos ao paciente. Os desconfortos mais frequentes consistem em dor e inchaço no trajeto da veia puncionada, que varia de acordo com a medicação utilizada para sedação, bem como na rinite secundária, devido a administração de oxigênio por cânula nasal.
No dia do exame, o paciente receberá uma sedação para dormir e não sentirá nenhum desconforto durante. Após o teste, o paciente não poderá comer ou beber até que a sedação e a anestesia percam o efeito.
Se você vem apresentando algum dos sinais descritos ao longo do texto, que podem indicar a necessidade de realizar um exame de endoscopia, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso.