Ginecomastia é o desenvolvimento anormal de mamas em homens. Essa condição masculina é resultante do aumento do volume mamário por desenvolvimento glandular anormal, podendo ou não estar associada a um aumento do tecido adiposo. Entenda mais sobre a ginecomastia e sobre o seu tratamento a seguir:
A ginecomastia é uma irregularidade hormonal que pode ocorrer em qualquer momento da vida, mas existem picos fisiológicos mais propícios ao desenvolvimento de ginecomastia. São eles:
- Durante a lactação, quando a criança pode ter influência dos hormônios maternos no leite, o que pode ocasionar o aumento da glândula mamária, regredindo após o término da amamentação;
- A fase de puberdade, quando o menino começa a ter alguns hormônios e passa também por um desbalanço hormonal, que pode gerar o aumento da glândula (geralmente, essa mama cresce e regride);
- Andropausa, que é quando o homem tem queda dos hormônios e também passa por um desbalanço hormonal.
Além dos picos citados acima, o desenvolvimento de algumas doenças e uso de medicamentos que desregulam o equilíbrio hormonal também podem ser razão da ginecomastia, como exemplo:
- Câncer de testículo;
- Disfunções da tireóide;
- Alterações alimentares;
- Defeitos congênitos;
- Doença hepática crônica;
- Quimioterapia.
A ginecomastia possui diversos tratamentos, mas a indicação do mais adequado vai depender da causa, da duração e da gravidade do quadro, bem como se o aumento das mamas causa alguma dor ou desconforto, podendo ser realizado desde o uso de medicamentos, melhora nos hábitos de vida, ou de forma cirúrgica. Nesse último caso, é feita a remoção do tecido, que pode ter um lipoaspiração associada em caso de aumento do tecido adiposo no local.
Deseja entender mais sobre a ginecomastia e seu tratamento cirúrgico? Entre em contato e agende uma avaliação para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas, além de analisar o seu caso de forma individual.