Nossa coluna vertebral é composta por vértebras, pelas quais nossa medula espinhal e nossos nervos passam. Entre essas vértebras, estão os discos intervertebrais, estruturas em formato de anel, que são constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre elas e amortecer impactos.
A hérnia de disco ocorre quando esses discos intervertebrais se rompem, comprimindo assim as raízes nervosas que emergem da coluna. Entenda mais sobre essa lesão, que acomete com frequência a região lombar, a seguir:
Neurocirurgião Umuarama: Localizando a hérnia - Hérnia de Disco Umuarama
Apesar da coluna vertebral ser uma só, ela é dividida em três regiões e da mesma forma. As principais regiões da coluna são:
- Cervical: afetando a região do pescoço;
-Torácica: atingindo a região central das costas;
- Lombar: se localizando na parte inferior das costas.
Compreender essa divisão é essencial para que o neurocirurgião possa identificar junto ao paciente onde está localizada a hérnia de disco, conduzindo o melhor tratamento a partir de então.
Neurocirurgião Umuarama: Quais são os sintomas da hérnia? - Hérnia de Disco Umuarama
A localização da hérnia pode interferir também nos sintomas de cada paciente, mas de modo geral, além das dores nas costas, outras manifestações comuns são:
- Dificuldade para se locomover;
- Perda do controle da urina;
- Dor no pescoço, irradiando ou não para os braço;
- Dor nas costas;
- Dor lombar irradiando ou não para as pernas (ciática)
- Formigamento;
- Fraqueza;
-Cãibras.
Vale ressaltar que a dor nas costas de quem tem hérnia de disco pode ocorrer de forma súbita ou ser anunciada por uma sensação de estalo na coluna. Além dos sintomas apresentados acima, as dores podem ser tão fortes que chegam a impossibilitar alguns movimentos dos pacientes.
Neurocirurgião Umuarama: Como é realizado o tratamento? - Hérnia de Disco Umuarama
Geralmente, os casos leves a moderados de hérnia de disco são tratados de forma conservadora, ou seja, com o uso de medicamentos e reabilitação funcional através de Fisioterapia, Acupuntura, Pilates, Hidroginástica, Hidroterapia, Massoterapia, entre outros. Em situações mais graves onde não há controle da dor com intervenções mais conservadoras ou em casos que apresentem déficit neurológico, a cirurgia é o tratamento mais eficaz.
O tipo de intervenção cirúrgica irá variar de acordo com a localização e sintomas do paciente, mas os procedimentos mais comuns da neurocirurgia para a hérnia de disco são:
- Discectomia vídeo endoscópica;
- Substituição de disco artificial;
- Prótese com disco artificial;
- Foraminotonia;
- Estabilização dinâmica;
- Discectomia clássica;
- Fusão espinhal.
Todos esses procedimentos são realizados com extrema segurança, visando o bem-estar e a mobilidade do paciente. Portanto, se você está em busca de um especialista para tratar a hérnia de disco, agende uma avaliação para que possamos avaliar o seu caso e recomendar o tratamento mais adequado.