O crosslinking é um tratamento cirúrgico utilizado para tratar o ceratocone, doença caracterizada pela distrofia contínua e progressiva da estrutura da córnea — camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular. Entenda mais sobre o procedimento a seguir:
Cirurgia crosslinking: O que é ceratocone? - Oftalmologista Linhares
O ceratocone é uma doença não inflamatória que afeta a estrutura da córnea, fazendo com que seu formato natural circular apresente irregularidades, levando a projeção da parte central para a frente e a diminuição da espessura de sua circunferência, fazendo assim com que a córnea fique em formato de cone.
Além da redução da acuidade visual, o ceratocone ainda traz sintomas como:
- Sensibilidade à luz (fotofobia);
- Comprometimento da visão noturna;
- Visão dupla (diplopia);
- Formação de múltiplas imagens de um mesmo objeto (poliopia) ou de halos ao redor das fontes de luz.
Cirurgia crosslinking: Como a cirurgia de crosslinking atua no tratamento ceratocone? - Oftalmologista Linhares
A cirurgia de crosslinking consiste na técnica de aplicação de um colírio especial à base de riboflavina (vitamina B2), que, posteriormente, é ativado por um feixe de luz ultravioleta. O que estimula a contração e a união das fibras de colágeno, aumentando a resistência da córnea e reforçando sua estrutura.
A cirurgia é realizada dentro de um centro cirúrgico, mas é minimamente invasiva, e por isso é a mais aconselhada nos casos de ceratocone de leve e médio grau. Além disso, a cirurgia pode ser feita apenas com anestesia tópica, usando um colírio anestésico. Esse processo minimiza consideravelmente as chances de progressão do ceratocone e pode retardar sua evolução — e até mesmo estagná-lo.
Cirurgia crosslinking: Como é o pós-procedimento? - Oftalmologista Linhares
O procedimento dura em torno de uma hora e o paciente recebe alta imediatamente, sem necessidade de internação, repouso ou jejum. Na finalização da cirurgia, após a aplicação da luz, é colocada uma lente de contato terapêutica que atuará como uma espécie de curativo sobre a retina, enquanto o epitélio cicatriza. Esse processo leva em torno de sete dias e depois a lente deve ser retirada.
É possível que o paciente sinta um certo grau de desconforto, ardência e dor que varia de leve a moderada no pós-operatório, sensações que podem ser controladas com o uso de analgésicos comuns.
Se você tem interesse em saber mais sobre a cirurgia crosslinking, bem como sobre o tratamento do ceratocone, entre em contato e agende sua avaliação para que possamos analisar o seu caso, esclarecendo todas as suas dúvidas.