A dor no ombro é um problema muito comum e embora a maioria das pessoas acreditem que ela esteja limitada apenas a atletas profissionais ou a pessoas mais velhas, esse é um problema que pode afetar qualquer indivíduo. Na verdade, a dor no ombro é a terceira causa mais comum de dor musculoesquelética em todo o mundo.
As articulações dos ombros são complexas, com grande amplitude de movimentos, mas com menor estabilidade, fazendo assim com que elas estejam mais suscetíveis a lesões por esforços repetitivos ou ao desgaste precoce, especialmente na região do manguito rotador, o que pode levar a chamada síndrome do manguito rotador. Entenda mais sobre a condição e seu tratamento a seguir.
Especialista em dor Maringá: O que é manguito rotador do ombro? - Síndrome do manguito rotador Maringá
O manguito rotador é um grupamento muscular formado por um conjunto de músculos, originários da escápula e que se interceptam no úmero. Cada músculo do manguito rotador realiza uma função específica, porém, ambos se complementam e exercem o equilíbrio e a proteção da articulação do ombro, mantendo a cabeça do úmero encaixada corretamente na cavidade glenóide. Suas principais funções são:
- Realizar a rotação externa do ombro;
- Exercer a rotação interna do ombro;
- Abdução ou elevação do ombro;
- Estabiliza as articulações do ombro.
Contudo, com o passar do tempo, pode ocorrer a degeneração do sistema musculoesquelético, provocada principalmente pela diminuição da quantidade de fibras de colágeno nos tendões e pelas alterações na vascularização da estrutura, afetando assim a mobilidade das articulações do ombro, algo que pode ser agravado por traumas decorrentes de atividades esportivas ou quedas, por exemplo, levando a síndrome do manguito rotador.
Especialista em dor Maringá: Em que consiste a síndrome do manguito rotador? - Síndrome do manguito rotador Maringá
A síndrome do manguito rotador pode surgir devido a lesões por uso repetitivo, lesões esportivas e também por degeneração decorrentes do envelhecimento, fazendo com que movimentos que antes eram fáceis de fazer, passem a gerar incômodo, sendo um dos seus principais sintomas, a dor.
A dor no ombro pode ocorrer em repouso, ao realizar certos movimentos ou até mesmo durante o sono. Outros sintomas da síndrome do manguito rotador são fraqueza e diminuição de amplitude de movimento, os quais resultam em dificuldades nas atividades cotidianas do paciente.
Especialista em dor Maringá: Como é realizado o diagnóstico e o tratamento da síndrome do manguito rotador? - Síndrome do manguito rotador Maringá
O diagnóstico da síndrome do manguito rotador deve ser feito através da análise física do paciente, somada a exames de imagem, já que o problema é de origem multifatorial.
O tratamento visa melhorar os sintomas de dor e a limitação do movimento, baseando-se em medicações orais, tópicas, intra-articulares, bloqueios percutâneos guiados por imagem, fortalecimento e reeducação do movimento em atividades do dia a dia. O tratamento cirúrgico é reservado para quadros refratários e que não melhoraram com tratamento clínico.
Na Clinidor — uma das primeiras clínicas médica especializada no atendimento de pacientes com os mais diversos casos de dor —, dispomos de uma equipe formada por especialistas amplamente graduados, capacitados para avaliar, diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor.
Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e acompanhe o nosso trabalho no Instagram, através do @clinidor.oficial.
Refêrencias:
Frontera, wr et al. Essentials of physical medicine and rehabilitation: Musculoskeletal disorders, pain, and rehabilitation. Fourth edition. Elsevier, 2019.