A alergia alimentar é uma reação que ocorre quando o sistema imunológico percebe alguma substância de um alimento ingerido como um agente estranho, passando a atacá-lo como inimigo. É um comportamento exagerado do sistema de defesa do organismo que ocorre, geralmente, contra as proteínas do alimento. Entenda mais sobre a condição e seu tratamento a seguir:
Alergia Alimentar: Como ocorre e quais são os seus sintomas? - Pneumologista Pediátrico Maringá
A alergia alimentar está relacionada à presença de uma forma ativa da imunoglobulina E (IgE), um tipo de anticorpo que libera substâncias na tentativa de combater os supostos inimigos levando, assim a sintomas alérgicos, como por exemplo:
- Manchas avermelhadas, inchadas e espalhadas pelo corpo;
- Coceira generalizada;
- Vômitos e diarreia;
- Pode haver sangue ou muco nas fezes, em alguns casos;
- Inchaço da língua, lábios e rosto;
- Tosse e chiado ao respirar;
- Dificuldade para respirar;
- Olhos inchados;
- Anafilaxia.
Esse último sintoma consiste em uma reação súbita envolvendo vários órgãos ao mesmo tempo e pode provocar, além dos sintomas mais comuns: o aperto no peito com queda de pressão arterial, arritmia cardíaca, colapso vascular ou choque anafilático.
Alergia Alimentar: Fatores alérgicos em crianças - Pneumologista Pediátrico Maringá
Apesar da alergia alimentar partir do consumo de um alimento alergênico a reação pode estar ligada à uma pré-disposição podendo ser causada pelos seguintes fatores:
- Genéticos: a criança carrega os genes dos pais, que têm algum tipo de alergia;
- Imaturidade da mucosa intestinal: em bebês, por não estar totalmente desenvolvido, essa proteção intestinal acaba não reconhecendo a proteína de um determinado alimento, provocando a formação de anticorpos que vão gerar sintomas de alergia;
- Ambientais: nesse caso, tanto a limpeza em excesso como a falta dela pode potencializar uma possibilidade alérgica, já que a falta de contato com bactérias impede a criação de anticorpos e o contato em excesso provoca a reação exagerada do sistema imunológico.
Alergia Alimentar: Quais são os alimentos “mais alérgicos”? - Pneumologista Pediátrico Maringá
Todo alimento pode gerar uma reação alérgica alimentar, mas alguns alimentos como leite de vaca, ovo, trigo, soja, oleaginosas (castanhas, amendoim, nozes), peixes e frutos do mar são os mais comuns nos casos de alergia alimentar.
De todo modo, a partir da aparição de um ou mais sintomas é de extrema importância a investigação e o diagnóstico da alergia para evitar o desenvolvimento de sintomas graves, como a anafilaxia.
Portanto, se o seu filho (a) tem alergia alimentar, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o caso.