A ortopedia infantil é uma especialidade da ortopedia voltada para tratar problemas ortopédicos comuns em crianças, como pé chato, pé torto congênito, lesões, torções, entre outras patologias. Trata-se de uma especialidade extremamente importante, por meio da qual podemos detectar precocemente alterações em crianças, indicando o tratamento mais adequado, de acordo com as causas e diagnóstico.
Ortopedia infantil: Quais são os problemas tratados nesta especialidade? - Ortopedista Umuarama
Conforme explicado acima, a ortopedia infantil trata das principais patologias ortopédicas comuns a crianças e adolescentes, que podem ser classificadas como congênitas, traumáticas e lesões. As patologias ortopédicas mais comuns na ortopedia infantil são:
- Pé torto congênito: patologia caracterizada por uma má formação congênita que se desenvolve no período da gestação, fazendo com que os bebês nasçam com os pés virados para dentro. O pé torto congênito afeta aproximadamente um a cada 1.000 bebês nascidos, exigindo que o tratamento seja feito logo após o nascimento, a fim de atingir a correção.
- Pé chato: condição que ocorre quando há uma diminuição do arco plantar, tornando o pé achatado de uma maneira “anormal”, o que pode causar fadiga, dores constantes e tensão.
- Displasia do quadril: trata-se de uma luxação congênita, onde o bebê nasce com uma alteração no encaixe entre o fêmur e o osso do quadril.
- Osteomielite: o problema é causado por uma infecção bacteriana, a qual causa um quadro inflamatório nos ossos, provocando febre, dor e inchaço na região afetada.
- Doenças traumáticas: luxações, entorses, distensões e fraturas são os principais exemplos de doenças traumáticas.
- Paralisia cerebral: a paralisia cerebral afeta a criança desde o período da gravidez até os seus dois anos de idade. Por se tratar de uma lesão no cérebro, a mobilidade e a marcha acabam sendo afetadas, sendo importante buscar tratamento na ortopedia infantil.
Ortopedia infantil: Quando devo procurar por um especialista em ortopedia infantil? - Ortopedista Umuarama
Agora que você conhece as principais patologias infantis tratadas pelo ortopedista, bem como seus sinais e características, fique atento a qualquer sintoma ou alteração nos movimentos da criança e ao notá-las, procure por um especialista o quanto antes para receber recomendações mais adequadas, iniciando o tratamento mais adequado, conforme o diagnóstico e as causas.