A Dermatologia Pediátrica é a área da dermatologia dedicada exclusivamente ao cuidado com a saúde da pele de bebês e crianças. Nela, realizamos o tratamento de várias doenças que ocorrem nestas faixas etárias, além da prevenção precoce do câncer de pele, por meio dos exames das pintas, manchas e marcas de nascimento. Entenda mais sobre a especialidade a seguir:
Dermatologia Pediátrica: Cuidados - Dermatologista Londrina
A atuação de um profissional dessa área vai além dos cuidados pediátricos ou dermatológicos. O próprio nome revela a importância de trazer uma abordagem multidisciplinar e que integre os conhecimentos. Dessa maneira, é possível garantir que os resultados sejam mais adequados.
Dermatologia Pediátrica: Curiosidades - Dermatologista Londrina
Muitas vezes a pele das crianças não costumam ter o cuidado necessário que deveriam, é importante ensiná-las desde novas a terem hábitos de cuidados como a hidratação, observação da pele e até a consumirem uma quantidade de água adequada. Isso tudo porque:
- A pele da criança é mais fina e sensível do que a de uma pessoa adulta;
- O desenvolvimento do câncer de pele está relacionado a 70% da exposição solar enquanto criança;
- Até 6 meses de idade a pele do bebê deve ser protegida da exposição ao sol;
- Após 6 meses, já com o uso de protetor solar, o ideal é evitar a exposição direta ao sol entre 10 e 15 horas.
Dermatologia Pediátrica: Dermatite Atópica - Dermatologista Londrina
Dentre os diversos tipos de doenças dermatológicas que podem ser desenvolvidas pelas crianças, a mais comum é a dermatite atópica. Possui caráter genético e por isso é uma doença crônica e reincidente, associada comumente a rinite e bronquite alérgica e início na infância, que manifesta-se por coceira geralmente em áreas de dobras, nos extremos de temperatura.
O tratamento e cuidado dessa e das demais doenças dermatológicas em bebês e crianças varia da forma como é realizado com adultos, pois precisa levar em consideração que alguns pontos no organismo ainda são muito frágeis e o uso de um componente medicamentoso mais forte pode agredir ainda mais o tecido infantil.
Por isso, se seu filho(a) apresenta algum tipo de questão dermatológica, entre em contato e agende uma avaliação para tratarmos de forma segura e adequada o seu caso.