Será que existe relação entre obesidade e infertilidade?
Essa é uma pergunta frequente entre as minhas pacientes e a resposta é SIM! Infelizmente, estar acima do peso pode gerar a impossibilidade de engravidar, ou até mesmo, outras dificuldades ao longo da gestação.
De acordo com a OMS a infertilidade consiste na ausência de gestação depois de 1 ano de relações sexuais, sem qualquer uso de contracepção. No caso das mulheres obesas, esta é uma situação bastante comum - correspondendo em média a 25% dos casos de infertilidade. Entenda mais sobre a relação entre a obesidade e a infertilidade a seguir:
Cirurgia do aparelho digestivo Maringá: Qual a relação entre o acúmulo de gordura abdominal e a infertilidade? - Obesidade Maringá
O acúmulo de gordura abdominal pode elevar os níveis de estrogênio e insulina, ocasionando, por consequência, um quadro de ausência de ovulação. De acordo com um estudo realizado pela collaborative perinatal project, nos Estados Unidos, a probabilidade de uma gestação em único ciclo é 18% menor em mulheres obesas, quando comparada àquelas com peso normal. Além disso, a obesidade pode gerar diversas complicações durante uma gestação.
Cirurgia do aparelho digestivo Maringá: Quais são os riscos provocados pela obesidade ao longo da gestação? - Obesidade Maringá
Os principais riscos da obesidade para a mamãe e para o bebê são:
- hipertensão arterial;
- diabetes mellitus do tipo 2;
- apneia do sono;
- depressão;
- doenças do coração;
- problemas respiratórios;
- trombose;
- abortamento;
- parto prematuro;
- complicações relacionadas ao parto cirúrgico.
Portanto, se você deseja engravidar, não tenha dúvidas que deve ficar atento a esse aspecto. Busque ajuda profissional para te auxiliar, seja através de alterações no estilo de vida ou por meio de tratamentos específicos para obesidade.