TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) no ADULTO

TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) no ADULTO
TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) no ADULTO

O TDAH é frequentemente associado à infância, mas também pode afetar adultos.

 

Embora o TDAH seja muitas vezes diagnosticado na infância, muitas pessoas com TDAH não são diagnosticadas até a idade adulta! Este diagnóstico exige profissional qualificado e que tenha habilidades para entender o contexto e outras patologias mentais e comportamentais. Isso porque muitos quadros psíquicos vão ou podem cursar com alteração da atenção e assim, podem ser agentes ‘’confundidores’’.

 

O fato é que o TDAH em adultos pode afetar significativamente a vida diária, incluindo o trabalho, a educação, as relações interpessoais e a saúde mental. Entenda mais sobre essa condição a seguir:

 

  • TDAH no ADULTO: Principais Sintomas - Psiquiatra Maringá

Os sintomas do TDAH em adultos podem incluir dificuldade de concentração em tarefas, impulsividade, hiperatividade, dificuldade em seguir instruções, desorganização, procrastinação e dificuldade em completar tarefas. Esses sintomas podem afetar a capacidade de uma pessoa de manter um emprego, alcançar metas pessoais e manter relacionamentos saudáveis.

 

  • TDAH no ADULTO: Como é realizado o diagnóstico e seu tratamento? - Psiquiatra Maringá

O TDAH em adultos pode ser diagnosticado por um médico profissional de saúde mental, como o psiquiatra, que irá avaliar os sintomas e a história do paciente.

 

Já em relação ao tratamento, também é um ponto fundamental, pois muitas vezes estão associados a outros quadros e o tratamento para um quadro de TDAH sem outras patologias pode ser bastante diferente, especialmente quando associado a outros transtornos como ansiedade, depressão, transtorno bipolar.

 

No caso do TDAH, o tratamento pode incluir o uso de medicamentos (os quais têm que ser escolhidos levando em conta diversas variáveis), psicoterapias como: comportamental, terapia cognitiva ou uma combinação de diferentes abordagens.

 

Os medicamentos prescritos para o TDAH em adultos incluem estimulantes, como a Ritalina, o Concerta, Venvanse, que ajudam a melhorar a concentração e a reduzir a hiperatividade. Em casos de presença de outras patologias associadas, tais medicações podem limitar o resultado ou até piorar o outro quadro de base. Daí a importância de um planejamento terapêutico com seu psiquiatra de confiança.

 

  • TDAH no ADULTO: Qual a importância das terapias no tratamento? - Psiquiatra Maringá

As terapias, podem incluir treinamento para habilidades sociais, treinamento de organização e gerenciamento de tempo. Elas podem ajudar os pacientes a entenderem melhor seus pensamentos e comportamentos, bem como a desenvolverem estratégias para lidar com o TDAH. A terapia pode ajudar a melhorar a autoestima, a autoconfiança e a reduzir a ansiedade e a depressão. Além disso, a adoção de hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, a alimentação saudável e a meditação, pode ajudar a reduzir os sintomas do TDAH em adultos.

 

  • TDAH no ADULTO: Tratamento com o Psiquiatra Maringá

Em resumo, o TDAH em adultos pode afetar significativamente a vida diária de muitos adultos sem diagnóstico e que sofrem com problemas que não são efetivamente seu ‘’jeito de ser’’, mas o reflexo de um transtorno não diagnosticado. São fatores que podem ser tratados com sucesso por meio estratégias planejadas com um profissional de saúde mental de sua confiança.

Texto escrito por:
Dr. Arieno Lorenzetti
Psiquiatra
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laira Marinho
09/05/2023
Ótimo especialista, atendimento excelente e humanizado, me senti muito acolhida.

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email