As imunodeficiências são um grupo de doenças, caracterizadas por um ou mais defeitos do sistema imunológico. Como consequência destas alterações, o indivíduo se torna mais propenso a apresentar grande número de infecções, que podem desenvolver um ataque contra o próprio corpo, chamadas doenças autoimunes, gerando um risco aumentado para câncer e alergias mais graves.
Imunodeficiências: Classificação - Alergista Rio de Janeiro
Existem dois tipos de doenças decorrentes de imunodeficiência:
1 - Primária: Em geral, essas doenças estão presentes desde o nascimento e são distúrbios genéticos geralmente hereditários. Manifestam-se caracteristicamente durante o primeiro ano de vida ou durante a infância. Contudo, algumas doenças autoimunes primárias (como imunodeficiência comum variável) não são identificadas até a idade adulta. Existem mais de 100 doenças primárias decorrentes de imunodeficiência.
2 - Secundária: Essas doenças geralmente se desenvolvem mais tarde e, muitas vezes, resultam do uso de certos medicamentos ou de outro distúrbio, como diabetes ou infecção pelo vírus da imunodeficiência humana. Elas são mais comuns do que as doenças primárias decorrentes de imunodeficiência.
Imunodeficiências: Imunodeficiência Primária X Doenças Alérgicas- Alergista Rio de Janeiro
A alergia pode ser um componente comum de uma deficiência imunológica primária, podendo até mesmo ser um sinal característico de apresentação de determinadas imunodeficiências específicas. Ainda que as infecções tendem a chamar mais atenção do que os sintomas alérgicos, também há o desenvolvimento da infecção no contexto de um paciente altamente alérgico, mas que pode ser um sintoma de uma imunodeficiência.
Imunodeficiências: Sintomas - Alergista Rio de Janeiro
Alguns sintomas que podem indicar problemas como a imunodeficiência primária são:
- Alergias respiratórias constantes;
- Coceiras intensas e prolongadas na pele;
- Erupções na pele;
- Dermatites;
- Infecções frequentes;
- Coceira nos olhos;
- Abcessos;
- Pneumonias;
- Doenças causadas por vírus e fungos;
- Diarréias crônicas;
- Estomatites;
- Asma grave;
- Otites frequentes;
- Reações alérgicas, e outros;
- Histórico familiar.
Caso você apresente alguns dos sintomas característicos da imunodeficiência citados ao longo desse texto, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso.