Os ossos (vértebras) que formam a coluna vertebral são amortecidos por pequenos discos, e quando algum fragmento do núcleo desses discos, denominado Núcleo Pulposo, é empurrado para fora do material rígido que o reveste (Anel de Fibroso), indo para dentro do canal espinhal, surge a hérnia de disco. Ou seja, a hérnia de disco é causada pelo deslocamento, desgaste ou envelhecimento do disco intervertebral.
Na medicina, a denominação hérnia se aplica ao que sai do seu lugar de forma natural. Assim, a hérnia de disco consiste na saída do disco intervertebral do seu local natural, podendo ocorrer em todos os segmentos da coluna cervical, torácica e lombar.
Entenda mais sobre esse problema a seguir:
Os casos mais comuns de hérnia de disco são na:
- Coluna cervical: Podendo atingir tanto um nervo quanto a medula espinhal, com sintomas de:
. Dores no pescoço e nuca;
. Dificuldade para movimentar o pescoço e braço;
. Fraqueza e formigamento em braços, mãos e dedos;
. Dor na parte superior das costas;
. Fraqueza nas pernas, sem dor associada;
. Dificuldades para caminhar e para controlar os movimentos das pernas.
- Coluna lombar: Provocada pela compressão e inflamação de nervos apresentando os sintomas de:
. Dor intensa na perna;
. Dores nas nádegas;
. Perda de força dos músculos;
. Dor lombar.
O diagnóstico é feito por um neurocirurgião com base no histórico e sintomas do paciente, além da realização de um exame físico e resultados dos testes que podem incluir Raio X, ressonância magnética, entre outros.
O tratamento da hérnia de disco varia rapidamente conforme a intensidade dos sintomas, as características da lesão e as condições prévias do paciente. Existem tratamentos conservadores que visam aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente, os quais podem envolver fisioterapia, acupuntura, pilates, hidroginástica, hidroterapia, massoterapia, o uso de medicamentos, entre outros.
No entanto, para casos mais avançados onde não há mais como controlar a dor, a intervenção cirúrgica com um neurocirurgião é a forma mais eficaz de tratamento. Com o desenvolvimento tecnológico e da medicina, hoje existem cirurgias minimamente invasivas que trazem resolução dos sintomas, com baixos riscos cirúrgicos e pronta recuperação, permitindo em muitos casos inclusive alta do paciente no mesmo dia da cirurgia.
Logo, se você possui algum sinal indicativo de hérnia de disco, agende uma avaliação para que possamos avaliar o seu caso e recomendar o tratamento mais adequado.