Várias vezes já ouvi ou fui questionado quanto a essa pergunta. Por que ir ao psicólogo? O que acontece em uma sessão?
Eu sempre respondo que buscar um psicólogo, nunca foi e quanto mais hoje, como uma parcela da população acredita, ser algo de uma pessoa maluca!
Na busca de um atendimento psicológico, o objetivo é falar de seus problemas, suas dificuldades, suas dores e sofrimentos, angústias, e também, por que não suas felicidades, alegrias e conquistas.
Além disso, nos oferece uma possibilidade que o mundo, que está do lado de fora da porta do consultório, não nos dá chance. Falo da rica oportunidade do errar!
No consultório, pode-se errar, recomeçar, reconstruir, reformular, questionar, chorar, ter uma possibilidade de poder pensar e refletir que caminhos tomaremos quando sairmos por aquela porta. Poder errar em um espaço protegido, nos dá a segurança de encararmos o mundo com uma segurança maior, com uma dose de coragem extra. Poder ter um espaço onde isso é permito é muito valioso. Poder a cada sessão ir sentindo-se mais forte, mais confiante, é uma chance que não nos é oferecida em nosso cotidiano.
Isso nos assegura de que nossa tentativa formulada dentro do consultório será cumprida? Nem sempre, porém, às vezes nosso sofrimento pode ser maior, quando tentamos sem a possibilidade de termos testado essas possibilidades antes.
O mundo é cruel e não nos permite erro, na maioria das vezes. Falar em perdão é muito fácil, mas perdoar é muito difícil, e isso torna nosso mundo ainda mais cruel.
Fazendo escolhas, nem sempre temos a certeza de que nossa escolha foi a correta, mas o mundo nos obriga a seguir em frente. No consultório, esse erro para testarmos nossas possibilidades é permitido.
Quando se está decidindo por que caminhos seguir após uma desilusão amorosa, a perda de um emprego, uma decisão importante com custos emocionais altos, são situações que todos nos encontramos vulneráveis e precisamos estar preparados. O psicólogo tem o papel de ser o espelho, ou seja, refletir o que está sendo discutido na sessão, para aí sim, o paciente conseguir entender o que está acontecendo no seu mundo interno (ou psique).
Ir ao psicólogo às vezes pode doer, afinal, olhar nossas dificuldades mais agudas nunca foi e nem será fácil, mas também podemos sair com um sorriso no rosto por ter conseguido seguir pelo caminho correto ou poder falar na sessão do que conquistamos. É uma vez por semana, que muitas vezes como ouço no consultório, os pacientes dizem que é uma hora naquela semana corrida e agitada que a pessoa escolheu para estar com ela…e quanto rico pode ser este momento!
O mundo, em decisões que precisamos ter, às vezes não nos acolhe. Então se prepare, invista em você, faça psicoterapia, e crie a possibilidade de se tornar mais forte para as adversidades que possam surgir ou as conquistas a serem comemoradas.