Da mesma forma que outras regiões do corpo, os olhos também podem manifestar uma reação exagerada do sistema imunológico ao contato com alguma substância ou material considerado alergênico ao organismo. A alergia ocular é muito comum, especialmente por ser um órgão que está diretamente exposto ao meio externo.
Alergia Ocular: Sintomas – Alergista Rio de Janeiro
A alergia ocular pode causar o aparecimento de sintomas que acometem as pálpebras e a região ao redor dos olhos, resultando em inchaço, vermelhidão, lacrimejamento, coceira e sensação de ardência nos olhos, além de maior sensibilidade à luz.
Tais sintomas também costumam estar presentes em casos de conjuntivite. Por isso, ao sentir que estes sintomas duram mais de 1 dia sem que ocorra a melhora, é importante que a pessoa consulte um especialista para que seja diagnosticada a causa da alergia e indicado o tratamento mais adequado.
Alergia Ocular: Principais tipos – Alergista Rio de Janeiro
As alergia oculares tem como uma das principais causas a conjuntivite, que por sua vez pode ser classificada em 4 tipos:
- Atópica: pode causar danos graves à saúde ocular do paciente e normalmente é decorrente da dermatite, asma ou outras manifestações alérgicas;
- Sazonal: está ligada a fatores externos, como pólen e poeira, por exemplo. Os sintomas são de intensidade leve a moderada e incluem ardência e lacrimejamento;
- Papilar gigante: esse tipo de conjuntivite se caracteriza pelo surgimento de papilas gigantes. Uma de suas principais causas pode ser o uso crônico de lentes de contato, principalmente as gelatinosas;
- Primaveril: predominante no sexo masculino, dos 5 aos 15 anos de idade, esse tipo de conjuntivite está ligada a algumas manifestações alérgicas, como asma, rinite e dermatites.
Alergia Ocular: Alívio e prevenção – Alergista Rio de Janeiro
A alergia ocular por ser desencadeada pelo contato de alguma propriedade alergênica, sendo impossível de evitar totalmente que ela ocorra. Mas, existem alguns hábitos que podem prevenir e aliviar os sintomas de forma breve, como:
- Evitar o excesso de tecidos que acumulam poeira;
- Manter a casa limpa e arejada;
- Evitar coçar os olhos;
- Evitar ambientes com muito pó e fumaça;
- Limpar os olhos com soro fisiológico;
- Fazer compressas de água fria.
Alergia Ocular: Tratamentos– Alergista Rio de Janeiro
A região dos olhos é muito sensível e deve ter atenção imediata de um profissional assim que os sintomas começarem. O diagnóstico da alergia ocular e sua causa é fundamental para que o alergista prescreva o tratamento adequado, porque, a depender do caso, pode ser indicado o uso de colírios, anti-histamínicos e até mesmo de corticoides para o controle eficaz da alergia.
Caso você apresente alguns dos sintomas característicos de alergia ocular, citados ao longo deste texto, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso.