A conjuntivite é a irritação e/ou a inflamação da película fina e transparente que cobre a parte branca dos olhos, denominada de membrana conjuntiva, a qual também pode afetar a parte interior das pálpebras.
Existem 3 situações diferentes que podem causar a conjuntivite:
. Conjuntivite Alérgica: os agentes desencadeadores da inflamação são os mesmos de uma crise alérgica, que incluem alimentos, poeira, pelos de animais, pólen, medicamentos, ácaros, insetos, entre outros.
. Conjuntivite Viral: provocada por um grupo de vírus que também causam doenças respiratórias, como resfriados, bronquites e pneumonias. A conjuntivite viral se instala nos olhos, provocando a presença de uma secreção esbranquiçada nos olhos, além de febre e dor de garganta. No entanto, não há relatos de transmissão pelo ar.
. Conjuntivite Bacteriana: diferentemente do tipo viral, a conjuntivite bacteriana apresenta secreção mais volumosa e de tom amarelado. O contágio muitas vezes acontece pelo toque, quando alguém encosta a mão em um local contaminado e a leva aos olhos. O tratamento é feito, geralmente, com uso de antibióticos, que combatem os efeitos da infecção.
. Olhos vermelhos e lacrimejantes;
. Pálpebras inchadas;
. Sensação de areia ou de ciscos nos olhos;
. Secreção purulenta (conjuntivite bacteriana);
. Secreção esbranquiçada (conjuntivite viral);
. Coceira;
. Fotofobia (dor ao olhar para a luz);
. Visão borrada;
. Pálpebras grudadas quando a pessoa acorda.
O tratamento da conjuntivite vai depender do tipo de infeção, por isso é importante ter um atendimento oftalmológico individualizado, que identifique a sua causa.
O Bortot Day Hospital tem um alto padrão de excelência, qualidade, segurança e conforto para o seu tratamento ocular.
Entre em contato e agende uma avaliação com nossos especialistas para que possamos analisar melhor o seu caso.