O astigmatismo é uma ametropia que, diferente da miopia e da hipermetropia, afeta a visão desfocando as imagens tanto para perto quanto para longe. Essa condição tem caráter hereditário e ocorre quando a córnea ou o cristalino, a lente do olho, apresentam irregularidades na sua curvatura. Atualmente, a doença atinge 60% dos brasileiros, média maior que a mundial.
Os tratamentos iniciais para o astigmatismo envolvem o uso de óculos e lentes de contato, porém, de acordo com a análise oftalmológica pode ser indicada a realização de uma cirurgia para a correção do erro refrativo.
O tratamento cirúrgico do astigmatismo é realizado a laser, mas a escolha da técnica que será empregada irá depender do grau de intensidade do distúrbio ocular e das condições apresentadas pelo paciente. As três técnicas que podem ser utilizadas para correção do astigmatismo são:
. PRK: Nessa opção o cirurgião oftalmológico faz a remoção da camada externa das células da córnea. Em seguida, ele remodela a córnea com um laser. A PRK costuma ser uma boa escolha para pessoas que têm olhos secos ou córneas finas.
. LASIK: A cirurgia LASIK costuma ser indicada para pacientes que têm córneas grossas o suficiente para passar pelo procedimento, já que nesse caso, a cirurgia remodela a córnea através de uma fina aba que há na sua superfície.
. SMILE: Essa técnica tem como objetivo esculpir, abaixo da superfície do olho, um pedaço em forma de disco da córnea. Em seguida, o cirurgião remove o disco através de uma pequena incisão feita a laser na córnea. Geralmente, a SMILE é indicada para quem tem miopia ou astigmatismo leve.
Como todo pré-operatório, além da avaliação do médico especialista, o paciente deve passar por alguns exames oftalmológicos antes de realizar o procedimento, podendo ser solicitado ainda que o paciente interrompa o uso de lentes de contato por um determinado, possibilitando que haja uma medição mais precisa da espessura corneana.
A recuperação do procedimento ocorre entre algumas horas ou, no máximo, depois de alguns dias, tempo que varia de acordo com a complexidade de cada caso. De toda forma, o período pós-operatório não costuma ser desconfortável, sendo que o principal sintoma é ter olhos secos, algo que pode ser facilmente resolvido com a aplicação de colírios. Após a realização da cirurgia o paciente pode retomar as suas atividades profissionais no dia seguinte.
O Bortot Day Hospital tem um alto padrão de excelência, qualidade, segurança e conforto para o seu tratamento ocular. Entre em contato e agende uma avaliação com nossos especialistas para que possamos analisar melhor o seu caso.