Uso do canabidiol no controle da dor

Uso do canabidiol no controle da dor
Uso do canabidiol no controle da dor

A dor crônica e? uma condição mundialmente prevalente, considerada um fenômeno biopsicossocial. De acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED), 37% da população brasileira apresenta algum tipo de quadro de dor crônica. Devido a essa alta prevalência e também as respostas dos pacientes aos tratamentos convencionais, que por vezes não são satisfatórias, novas opções de tratamento vêm sendo estudadas, como é o caso do uso do canabidiol para o controle da dor.

 

  • Canabidiol no controle da dor: Quais são os riscos de dependência durante o tratamento? - Especialista em Dor Maringá

O canabidiol (CBD) é um dos mais de 100 canabinóides presentes na cannabis, sendo o principal responsável por alguns dos diversos efeitos terapêuticos da planta. Seu consumo é não intoxicante, não causa dependência e seu padrão de segurança é considerado alto, o que justifica a popularidade dos tratamentos  que vem utilizando extratos com altas concentrações dessa substância em todo ao redor do mundo, especialmente para o controle da dor.

 

  • Canabidiol no controle da dor: De que forma o tratamento com essa substância é realizado? - Especialista em Dor Maringá

Diversos estudos já relataram os benefícios relacionados ao uso do canabidiol no tratamento da dor, fazendo com que a substância se tornasse uma excelente aliada no  tratamento desses quadros. Atualmente, o canabidiol é utilizado com essa finalidade e de forma legal em países como Estados Unidos, Canadá, República Tcheca e Inglaterra, mas no Brasil, o tratamento com a substância é liberado para várias situações,  como dor neuropática como na polineuropatia diabética,  dor visceral é articular, além de ser usado em alguns tipos de depressão. 

 

Entre 1988 e 1990, foi descoberto dos primeiros receptores canabinóides, os quais estão localizados por todo o nosso corpo e são ativadas ao entrar em contato com o canabidiol, desencadeando uma reação em cadeia que, de forma resumida, inibe a liberação dos neurotransmissores da dor. Atualmente, o tratamento com o uso de canabidiol pode ser feito por meio de spray de mucosa oral, através do uso de adesivos, ou de forma inalada e solução oral (gotas)

 

  • Canabidiol no controle da dor: Quais são as principais indicações de tratamento da substância? - Especialista em Dor Maringá

O uso do canabidiol é indicado no tratamento de diversos casos de dores crônicas, sendo as indicações mais comuns os de dores neuropáticas associadas a diabetes, vírus da imunodeficiência humana (HIV)/AIDS, esclerose múltipla, artrite reumatoide severa, fibromialgia, dores oncológicas, pós-traumas ou pós-cirúrgicas e neuropáticas.

 

Na Clinidor — uma das primeiras clínicas especializada no atendimento de pacientes com os mais diversos casos de dor —, dispomos de uma equipe formada por especialistas amplamente graduados, capacitados para avaliar, diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor.

 

Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e acompanhe o nosso trabalho no Instagram, através do @clinidor.oficial.

 

Refêrencias: 

MachadoL. dos S. R., AssisN. M. L., & RodriguesJ. L. G. (2022). Potencial analgésico do canabidiol no tratamento da dor crônica: uma revisão integrativa. Revista Artigos. Com, 34, e10352.

Disponível em:

https://acervomais.com.br/index.php/artigos/article/view/10352

 

Leila Mota Nascimento da Silva, David da Cruz Lopes, Eder Carvalho da Silva (2021). O USO FITOTERÁPICO DO CANABIDIOL NO TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS: Uma revisão de literatura.

Disponível em:

http://ri.ucsal.br:8080/jspui/bitstream/prefix/4712/1/O%20uso%20fitoter%C3%A1pico%20do%20canabidiol%20no%20tratamento%20de%20dores%20cr%C3%B4nicas%3A%20uma%20revis%C3%A3o%20de%20literatura.pdf

 

HAROUTOUNIAN, Simon. The Effect of Medicinal Cannabis on Pain and Quality-of-Life Outcomes in Chronic Pain: A Prospective Open-label Study. The Clinical Journal Of Pain, [s.l.], v. 12, n. 32, p. 1036-1043, dez. 2016. 

Disponível em:

https://www.ufpb.br/cim/contents/menu/publicacoes/cimforma/cannabis-um-novo-tratamento-para-dores-cronicas-diminuindo-a-utilizacao-de-opioides

Texto escrito por:
Dr. Orlando Colhado
Especialista em Dor
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

VINICIUS MARTINS GUIMARAES
04/09/2024
Agradeço imensamente ao Dr. Orlando por toda a atenção e cuidado durante o meu tratamento. A consulta foi extremamente esclarecedora…
marcio moura
16/02/2024
Ótimo médico
Nagila Lobato Marconato Garcia
27/01/2023
Ótimo atendimento, excelente profissional. Dois dias após a aplicação, estou praticamente sem dor. Recomendo muito.
Renato CS Cardoso
30/08/2022
Muito atencioso . Os remédios acabaram com minha dor
Luiz Henrique Begnossi
26/04/2022
Excelente profissional

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email