As lentes de contato são uma boa opção para pessoas com problemas de visão e que não se sentem confortáveis com o uso dos óculos, já que são esteticamente quase que imperceptíveis. Mas, antes de fazer uso das lentes de contato, o paciente precisa discutir com o seu oftalmologista qual é o tipo mais indicado para o seu caso.
Existem diferentes tipos de lentes de contato. Os principais são:
. Lentes Rígidas: feita com material não-flexível, são indicadas para graus mais altos, pois proporcionando mais saúde para os olhos, maior durabilidade e facilidade de manutenção, além de apresentarem melhor nitidez visual.
. Lentes Gelatinosas: são mais confortáveis e indicadas para casos de miopia, hipermetropia e em alguns casos, de astigmatismo, mas não possuem tanta eficácia em graus mais altos.
. Lentes Multifocais: podem ser tanto rígidas quanto gelatinosas, sendo indicadas para pacientes quem tem presbiopia, oferecendo foco para longe ou para perto.
Devido ao fato das lentes de contato estarem em contato direto com os olhos, é fundamental que o paciente siga alguns cuidados ao fazer uso das lentes de contato. São eles:
. Antes de manipular as lentes, lave as mãos com água e sabão;
. Evite guardá-las no banheiro, pois este é um ambiente bastante contaminado;
. Não utilize soro fisiológico ou água na limpeza e/ou no armazenamento das lentes;
. Lave e seque todos os dias o estojo de armazenamento da sua lente após o uso;
. Hidrate seus olhos enquanto estiver usando as lentes com colírios lubrificantes, que podem ser usados com lentes de contato.
Se você tem interesse em saber qual lente de contato é ideal para você, agende sua avaliação para que possamos analisar o seu caso e definir o modelo mais indicado.