Você sabia que os dedos das mãos também podem desenvolver artrose?
A artrose nos dedos das mãos costuma ser uma condição extremamente desagradável, fazendo até mesmo com que alguns pacientes, necessitem abandonar suas atividades laborais, já que não conseguem desenvolver atividades simples, como, por exemplo, escrever.
A principal causa da artrose nos dedos das mãos é a degeneração da cartilagem que protege as articulações, provocando assim a limitação dos movimentos, somado a dores excruciantes. Trata-se de um problema comum em idosos acima dos 60 anos, especialmente mulheres na menopausa. Indivíduos que executam movimentos repetitivos com as mãos, como pessoas que trabalham digitando e artesãos também desenvolvem a doença com frequência.
Quando a doença atinge especificamente o dedo polegar, chamamos a condição de rizartrose, a qual afeta a ampla variedade de movimentos do polegar, incluindo o movimento de pinça. No caso da rizartrose, a cartilagem que cobre a articulação do polegar se torna desgastada, expondo os ossos ao atrito sem proteção.
Se antes acreditava-se que a artrose era um problema comum apenas em indivíduos com idade mais avançada, hoje sabemos que devido ao estilo de vida moderno e ao uso excessivo de equipamentos eletrônicos, casos de rizartrose são cada vez mais comuns em indivíduos de diversas faixas de idade.
Os principais sintomas da artrose nos dedos das mãos são as dores no local afetado, Entre os principais sintomas estão as dores no local afetado, mas também podem surgir sintomas como a rigidez dos dedos das mãos, dificuldade para realizar determinados movimentos, inchaço e formigamento nos locais afetados.
No caso de pacientes com rizartrose, a dor pode persistir mesmo durante o repouso, somada a fraqueza, limitação dos movimentos e deformidade na base do polegar.
O tratamento da artrose nos dedos das mãos varia de acordo com o estágio da doença e dos sintomas apresentados pelo paciente, podendo consistir no uso de medicamentos anti-inflamatórios e na redução das atividades que desencadeiam os sintomas, bem como na realização de sessões de fisioterapia, com o objetivo de melhorar a mobilidade das articulações afetadas.
Caso não haja melhora no quadro clínico, um procedimento cirúrgico poderá ser indicado. Também pode ser indicado o uso de colágeno hidrolisado, glocosamina, condroitina e aplicação de ácido hialuronico nas articulações dos dedos das mãos, podem ajudar no retardamento da evolução da artrose.
Na Clinidor — uma das primeiras clínicas especializada no atendimento de pacientes com os mais diversos casos de dor —, dispomos de uma equipe formada por especialistas amplamente graduados, capacitados para avaliar, diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor.
Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e acompanhe o nosso trabalho no Instagram, através do @clinidor.oficial.
Refêrencias:
https://bvsms.saude.gov.br/artrite-reumatoide-e-artrose-oesteoartrite/