Dores nos pés podem surgir por diferentes motivos, afetando desde os dedos até a região do calcanhar, afinal, pela função dos nossos pés, os mesmos estão suscetíveis a lesões, impactos e inflamações.
As principais causas de dores nos pés são: torções, batidas, calos e o uso inadequado de certos calçados. Mas, além delas, existem algumas patologias que podem ocasionar o problema. São elas:
A artrite é uma inflamação das articulações, a qual acomete principalmente mulheres entre 30 e 40 anos de idade — decorrentes de questões ambientais e genéticas —, gerando sintomas como: dor, deformidade e dificuldade de movimento. O principal tipo de artrite que atinge os pés é a artrite reumatoide, na qual podem surgir nódulos em pontos específicos da planta do pé, que provocam dores, mas também podem ocorrer por causas degenerativas, como as artroses, que ocorrem nas articulações dos dedos e dos tornozelos.
A tendinite é uma condição caracterizada pela inflamação dos tendões, provocando dores e inchaço na região afetada. Trata-se de um problema que acomete, principalmente, corredores e atletas, devido aos esforços repetitivos e a sobrecarga na região dos pés.
A fascite plantar consiste em uma inflamação que atinge a fáscia plantar — tecido fibroso que se estende por toda a planta do pé, provocando dor intensa nos calcanhares e na porção anterior dos pés. As principais causas da fascite plantar são: falta de alongamento, fraqueza muscular e sobrepeso e esporão do calcâneo.
O esporão do calcâneo surge devido ao crescimento anormal do osso calcâneo, responsável por suportar a maior parte do nosso peso corporal, causando dores devido a essa alteração bioquímica.
A entorse do tornozelo é uma lesão que ocorre quando o tornozelo se torce ou gira, situação que pode rasgar as faixas dos ligamentos responsáveis por manter os ossos do tornozelo juntos, provocando inchaço, dor e limitação dos movimentos.
Como vimos ao longo do texto, os pés são fonte comum de dor e para que o tratamento, bem como o seu controle, ocorra de forma assertiva, temos que identificar qual estrutura está comprometida. Assim, é fundamental estar atento aos sintomas e procurar ajuda de um especialista em dor assim que notá-los, prevenindo que o problema não evolua para um quadro mais grave.
Na Clinidor — uma das primeiras clínicas especializada no atendimento de pacientes com os mais diversos casos de dor —, dispomos de uma equipe formada por especialistas amplamente graduados, capacitados para avaliar, diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor.
Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e acompanhe o nosso trabalho no Instagram, através do @clinidor.oficial.
Refêrencias: