No momento da avaliação pré-operatória do paciente que irá realizar cirurgia bariátrica é comum que se estabeleça uma meta de peso para que seja possível a realização do procedimento. Nesse momento, existem muitos questionamentos a respeito, já que, se o objetivo da bariátrica é a redução de peso, então para que o paciente deve emagrecer antes?
Acontece que através da perda de peso, o paciente apresenta um quadro de melhora global em seu estado de saúde, oferecendo maior segurança ao mesmo e diminuindo os riscos de complicações durante o procedimento e no processo de recuperação pós-operatório.
O grande responsável por essa melhora é o fígado. Boa parte do número de pacientes obesos apresenta acúmulo de gordura no fígado - esteatose hepática - o que acarreta no aumento de tamanho deste órgão, trazendo para a cirurgia um maior risco de sangramento e infecções já que uma de suas funções e a eliminação de substâncias tóxicas.
Outro ponto de atenção na perda peso antes da cirurgia bariátrica é a diminuição da gordura visceral, localizada no abdômen, região onde se concentra a maior quantidade de órgãos do corpo, e que influencia diretamente no tempo de cirurgia reduzindo de forma significativa as dificuldades técnicas do procedimento.
A meta do peso a ser eliminado antes da cirurgia bariátrica é, geralmente, calculada entre 5% a 10% do excesso de peso do paciente e um emagrecimento maior do que o previsto ainda pode impactar positivamente no processo de eliminação de gordura após a cirurgia. Essa meta deve ser atingida após alguns meses, de forma gradual, conforme indicado pela equipe multidisciplinar que estará assistindo o paciente.
No Instituto Pacheco, oferecemos uma gama de serviços, exames e recursos para tratar todas as condições clínicas relacionadas à obesidade. Portanto, se você sofre com a doença, entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e assim, poderemos estabelecer o melhor tratamento para o seu caso.