Neuralgia do Trigêmeo

Neuralgia do Trigêmeo
Neuralgia do Trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo figura entre uma das piores dores da face. Trata-se de um quadro de dor crônica que está associado ao nervo trigêmeo, responsável pela sensibilidade do rosto, o qual pode afastar o paciente das suas atividades sociais e laborais.

 

  • Neuralgia do Trigêmeo: Causas

A principal causa da neuralgia do trigêmeo é a compressão do nervo trigêmeo, a qual libera uma carga elétrica que provoca “choques” e dor no rosto. Além disso, a predisposição genética também é outro fator que contribui para o surgimento do problema.

 

  • Neuralgia do Trigêmeo: Principais gatilhos

Devido a sensibilidade dos nervos, causada pela doença, até mesmo um leve toque ou o passar do vento no rosto pode causar dores excruciantes. Movimentos como rir, falar, mastigar, fazer a barba e lavar o rosto também são gatilhos para as dores, caracterizadas por serem intensas e lancinantes.

 

  • Neuralgia do Trigêmeo: Diagnóstico

O diagnóstico da doença é realizado de forma clínica, a partir da observação das características das dores, junto a exames físicos e pela avaliação do histórico do paciente. Quando não é possível determinar um diagnóstico preciso, podemos solicitar exames de imagem, como uma ressonância cerebral ou angioressonancia, os quais apontaram, ou não, a existência de uma compressão do nervo, bem como da possibilidade de um tumor na região do nervo trigêmeo.

 

  • Neuralgia do Trigêmeo: Tratamento

O tratamento da neuralgia do trigêmeo é inicialmente medicamentoso, com o uso da Carbamazepina, um medicamento extremamente efetivo no controle da dor do quadro. De uma forma geral, a maioria dos pacientes com neuralgia do trigêmeo conseguem ter uma melhor qualidade de vida com essa medicação, a qual é capaz de amenizar o quadro do paciente em até dois dias.

 

Quando a dor não é controlada com medicamentos, o bloqueio percutâneo guiado por imagem é um grande diferencial no tratamento, desde uma aplicação de antinflamatórios em volta do nervo, até a radiofrequência ablativa.

 

Na Clinidor — uma das primeiras clínicas especializada no atendimento de pacientes com os mais diversos casos de dor —, dispomos de uma equipe formada por especialistas amplamente graduados, capacitados para avaliar, diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor.

 

Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e acompanhe o nosso trabalho no Instagram, através do @clinidor.oficial.

 

Refêrencias:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0018

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.2010

Texto escrito por:
Dr. Orlando Colhado
Especialista em Dor
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

VINICIUS MARTINS GUIMARAES
04/09/2024
Agradeço imensamente ao Dr. Orlando por toda a atenção e cuidado durante o meu tratamento. A consulta foi extremamente esclarecedora…
marcio moura
16/02/2024
Ótimo médico
Nagila Lobato Marconato Garcia
27/01/2023
Ótimo atendimento, excelente profissional. Dois dias após a aplicação, estou praticamente sem dor. Recomendo muito.
Renato CS Cardoso
30/08/2022
Muito atencioso . Os remédios acabaram com minha dor
Luiz Henrique Begnossi
26/04/2022
Excelente profissional

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email