A neuralgia do trigêmeo figura entre uma das piores dores da face. Trata-se de um quadro de dor crônica que está associado ao nervo trigêmeo, responsável pela sensibilidade do rosto, o qual pode afastar o paciente das suas atividades sociais e laborais.
A principal causa da neuralgia do trigêmeo é a compressão do nervo trigêmeo, a qual libera uma carga elétrica que provoca “choques” e dor no rosto. Além disso, a predisposição genética também é outro fator que contribui para o surgimento do problema.
Devido a sensibilidade dos nervos, causada pela doença, até mesmo um leve toque ou o passar do vento no rosto pode causar dores excruciantes. Movimentos como rir, falar, mastigar, fazer a barba e lavar o rosto também são gatilhos para as dores, caracterizadas por serem intensas e lancinantes.
O diagnóstico da doença é realizado de forma clínica, a partir da observação das características das dores, junto a exames físicos e pela avaliação do histórico do paciente. Quando não é possível determinar um diagnóstico preciso, podemos solicitar exames de imagem, como uma ressonância cerebral ou angioressonancia, os quais apontaram, ou não, a existência de uma compressão do nervo, bem como da possibilidade de um tumor na região do nervo trigêmeo.
O tratamento da neuralgia do trigêmeo é inicialmente medicamentoso, com o uso da Carbamazepina, um medicamento extremamente efetivo no controle da dor do quadro. De uma forma geral, a maioria dos pacientes com neuralgia do trigêmeo conseguem ter uma melhor qualidade de vida com essa medicação, a qual é capaz de amenizar o quadro do paciente em até dois dias.
Quando a dor não é controlada com medicamentos, o bloqueio percutâneo guiado por imagem é um grande diferencial no tratamento, desde uma aplicação de antinflamatórios em volta do nervo, até a radiofrequência ablativa.
Na Clinidor — uma das primeiras clínicas especializada no atendimento de pacientes com os mais diversos casos de dor —, dispomos de uma equipe formada por especialistas amplamente graduados, capacitados para avaliar, diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor.
Entre em contato para maiores informações ou para agendar sua avaliação e acompanhe o nosso trabalho no Instagram, através do @clinidor.oficial.
Refêrencias: