É durante o planejamento da mamoplastia de aumento que muitas pacientes descobrem que o formato da sua caixa torácica influenciará no formato das mamas e por isso, esse fator deve ser considerado no planejamento cirúrgico, a fim de que possamos garantir mamas mais harmônicas.
O formato do tórax é dado pela curvatura das costelas, as quais exercem grande influência em seus padrões de convergências no resultado da cirurgia de prótese de silicone. Existem três tipos de formato de tórax: plano, aberto e fechado.
Pacientes que possuem o tórax com formato plano permanecem com a distância entre os mamilos inalterada após a colocação da prótese de silicone, bem como com uma boa projeção.
Já pacientes que possuem tórax com um formato mais aberto ou fechado, podem ter diferentes angulações da projeção da mama após o silicone, influenciando assim para que as mamas fiquem mais justinhas ou mais separadas.
Dessa forma, fica mais evidente entender porque o formato do tórax influencia tanto no resultado de uma mamoplastia de aumento, ressaltando que todas as pacientes devem ser avaliadas de forma individualizada.
As cirurgias na região das mamas vão sim melhorar os aspectos das mesmas, solucionando os incômodos da paciente, mas o formato natural do seu tórax não poderá ser alterado.
Portanto, converse com o seu cirurgião plástico sobre os seus desejos e expectativas em relação ao resultado final da cirurgia, para que assim seja possível avaliar as técnicas disponíveis para trazer o resultado mais satisfatório para o seu caso.